Entenda a mensagem dos lançamentos de Manu Gavassi – Yolo
Conecte-se conosco

Lançamentos

Entenda a mensagem dos lançamentos de Manu Gavassi

A artista critica a indústria em um de seus curta-metragens: “E reforçam a mesma mentira todo dia, suas ideias não te levam tão longe quanto seu corpo levaria”

Publicado

em

Manu Gavassi lançou mais um projeto musical, que conta com três faixas. Mas antes do lançamento, a cantora divulgou um curta-metragem, intitulado “Programa de Proteção à Carreira Artística”, no qual faz uma crítica a indústria musical. Em poucas horas no ar, foram milhões de views, em todas as plataformas.

O vídeo mostra a artista em frente a uma atendente de mentira (interpretada por ela mesma), que a oferece orientações sobre como fazer sucesso na indústria musical. Ao longo do vídeo, a atendente oferece polêmicas, como términos de namoro, além de pacotes com pessoas para criar um conceito por ela e fingir autenticidade e cita temas como nepotismo.

Manu propõe uma reflexão sobre as dificuldades de ser uma artista que não se rende a máquina da indústria fonográfica e não faz tudo pela fama. O vídeo gerou bastante repercussão entre a classe artística. Priscilla, recentemente saiu do núcleo musical gospel para o pop, se emocionou com a produção e descreveu a reação como “Chorrindo. Incrível”. Já a atriz Mariana Xavier refletiu sobre as imposições da indústria, afirmando: “Tenho pensado tanto sobre isso. Sobre como o modelo atual do ‘sucesso’, nos cobrando produtividade e presença maciças, nos empurra na direção contrária à essência que faz de nós artistas”.

Apesar do apoio, o projeto também sofreu desaprovação. A jornalista Carol Prado, do grupo Globo, chamou a crítica de Gavasi de “rasa como um pires” e ainda detonou a postura de artistas do mainstream que criticam a indústria enquanto se beneficiam dela.

Confira o curta-metragem lançado por Manu Gavassi:

Primeira música: “Pronta pra desagradar”

A cantora percorre São Paulo no clipe da música “Pronta para desagradar”, que tem mais de 11 minutos. Durante o clipe, a cantora esbarra com Tim Bernardes, o humorista Rafael Chalub, que incorpora os “haters” de Manu nas redes sociais, e a cantora Pitty.

Confira o clipe completo de “Pronta pra desagradar”:

Segunda música: “Sexo, poder e arte”

No segundo lançamento, Manu coloca luz sobre a linha tênue entre o empoderamento e a hiperssexualização das mulheres, especialmente das que trabalham no meio artístico.

Antes de começar a música, Letícia Colin e Pathy Dejesus protagonizam uma cena em que apresentadora e escritora entram em conflito quando a segunda traz a pauta do empoderamento à tona no talk-show em que seria entrevistada. Sendo orientada pelo diretor do programa, por meio do ponto a cortar o discurso da autora, a personagem de Colin diz que precisa discordar da problemática levantada porque a mulher deve se sentir livre para mostrar o que quiser. E, com essa deixa, Gavassi nos convida a pensar até que ponto o empoderamento e a liberdade sexual são realmente feitos para mulheres.

“E me contam aquela mentira outra vez

Se você tirar a roupa ainda chega a sua vez

E reforçam a mesma mentira todo dia

Suas ideias não te levam tão longe quanto seu corpo levaria”


Confira o clipe completo de “Sexo, poder e arte”:

Terceira música: “31”

Gravada em plano-sequência, mas de trás para frente, a produção sucessora de “Sexo, Poder e Arte” serve de reflexão sobre o tempo. 31 firma-se em tom confessional onde ela analisa a si mesma e fala também sobre a nostalgia da geração millennial e a dualidade em que vivem os jovens adultos, entre apostar no presente ou alimentar-se do próprio passado. 

Inspirando-se em Taylor Swift — de quem é fã — Manu encontrou-se nas letras confessionais desde o início de sua trajetória, como um diário que mostra suas paixões e desilusões a um público que entende sua língua. Faixas como Farsa, de 2015, que fãs atribuem como uma indireta ao ex-namorado, o ator Chay Suede, se destacam nesse tom.

Confira o clipe completo de “31”:

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Continue lendo
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments