VOCÊ SABE O QUE É BODY SHAMING? – Yolo
Conecte-se conosco

Música

VOCÊ SABE O QUE É BODY SHAMING?

Publicado

em

“Você é tão bonita de rosto”, “Você tem que comer mais! Seu corpo parece um esqueleto”, “Academia ajuda a deixar a pele menos flácida e tira estria, sabia?”, “Nossa, como seu corpo mudou, né?”, “Fulana era mais bonita quando era magra”, ou “quando era mais gorda”. Esses são alguns exemplos de frases que fazem body shaming e, talvez, você não perceba. 

O ato de sentir vergonha do corpo por causa do comentário de outra pessoa já era comum antes das redes sociais. Porém, nos últimos anos, esse fenômeno ficou mais forte e, assim, criou-se a necessidade de ter um nome. 

Mas você sabe o que BODY SHAMING significa?

Em tradução literal do inglês, ‘body shaming’ significa vergonha do corpo. Mas, a tradução da expressão é “zoar, fazer piada ou comentários críticos sobre o formato ou característica do corpo de alguém de forma que a pessoa fique desconfortável ou insegura”. Ou seja: a pessoa começa a sentir vergonha do próprio corpo ou de alguma característica em decorrência de algum comentário.

Como funciona na prática?

Em janeiro de 2020, a Influencer e youtuber Jessica Lopes postou uma foto seminua com texto respondendo a dois comentários que criticam o corpo dela. As mensagens diziam que ela deveria ter vergonha pois ela estava se expondo ao ridículo. 

https://www.instagram.com/p/CJ7IDvSDdGt/

Na legenda, ela usou a #StopBodyShaming, que conta com mais de 170 mil publicações. Essa foi uma maneira dela se defender do ódio e deixar clara que a intenção dos comentários eram criticar o seu corpo e não o conteúdo que ela cria. 

BODY SHAMING é somente pessoas consideradas “gordas”?

Entretanto, o outro extremo também existe. A atriz Bruna Marquezine perdeu peso nos últimos anos. Com isso, muitos internautas começaram a comentar sobre o corpo da atriz.

Nos storys, Bruna contou que nunca esteve tão saudável quanto no corpo que ela está agora. Além disso, ela afirmou que vivia uma dieta a base de laxantes e não se sentia satisfeita com o corpo. Veja o vídeo:

Porque existe o “body shaming”?

A resposta não é simples. 

Os padrões de beleza influenciam a maneira que nós nos vemos. A cantora Demi Lovato, que luta contra distúrbios alimentares, contou, em entrevista ao podcast ‘Pretty Big Deal”, que sempre foi muito pressionada a focar na sua imagem e parecer o mais bonita aos olhos do público.

Na entrevista, Demi também contou que tentava se fazer sentir bonita, mas que muitas vezes era por uma pressão estética. “Hoje eu me olho no espelho e digo que sou saudável. Isso é o suficiente”, afirmou.

A cantora Kelly Clarkson relatou à entrevista CosmoGirl em 2007 que criou uma insegurança com o seu corpo pois perdeu o papel de uma peça na escola para uma garota mais magra. “Eu pensei que, se eu voltasse mais bonita e magra, eu ganharia o papel. A lição que eu aprendi foi superficial, mas eu passei muito tempo pensando assim”, comenta.

A modelo Portia di Rossi contou, em um discurso na Rede de Educação sobre Distúrbios Alimentares (Eating Disorders Education Network),  que começou a sentir a pressão para ser bonita e sexy desde cedo por causa do seu trabalho. “Um dia eu estava na passarela, e eu era uma criancinha posando e tentando ser sexy quando percebi que as outras modelos estavam tirando sarro das minhas sobrancelhas”, contou. Portia afirma que desenvolveu transtornos alimentares e uma obsessão para ficar “bonita”.

BODY SHAMING é somente para o peso?

Não!

O BODY SHAMING está relacionado a todos os comentários pejorativos relacionados à qualquer característica do corpo de uma pessoa: seja altura, pelos, cor dos dentes etc.

Outro ponto é criticar, principalmente mulheres, por ter celulites e estrias no corpo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Continue lendo
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments