Cinema
Top 15 melhores séries da década (2011-2020)
A década de 2010 sem dúvidas foi uma das melhores da história da televisão, com produções de altíssimo nível e o surgimento dos serviços de streaming que passaram a competir com canais tradicionais de televisão.
O amadurecimento da audiência que ocorreu na década de 2000, se aprofundou ainda mais nos últimos anos. As séries nunca trouxeram histórias tão intimistas, sentimentais e diversas como hoje em dia.
Além disso, a quantidade de boas produções promete só aumentar daqui pra frente devido ao alto investimento de empresas para criar um serviço de streaming próprio.
Faremos aqui algumas menções honrosas para The Crown, The Americans, Peaky Blinders, Atlanta, The Office, Veep, House of Cards, Mindhunter, Sex Education e Atypical, que também são ótima séries.
Vamos então conhecer aqui, as 15 melhores séries da década, mas antes, algumas observações: 1) não foram consideradas minisséries nessa lista; 2) mesmo que tenha estreado antes de 2011, a série foi considerada se teve mais temporadas após o ano; 3) não foram consideradas séries animadas.
15 – Parks and Recreation (2009 – 2015)
Dos mesmos criadores de The Office, Parks and Recreation acompanha o dia a dia dos funcionários públicos numa cidade do interior dos Estados Unidos. A série teve uma primeira temporada bem abaixo do esperado e com apenas seis episódios, mas se reinventa a partir da segunda temporada, trazendo novas características a seus personagens e um novo ritmo de contar a história da série.
No estilo mocumentary, Parks and Recreation traz momentos memoráveis com personagens carismáticos e hilários.
Disponível em: Amazon Prime Video
14 – Euphoria (2019 -)
A mais recente série teen da HBO foi um sucesso de público logo de cara ao escalar Zendaya como a protagonista da série. Mas, apesar de ser uma série teen, Euphoria não é voltada só para adolescentes.
A série traz discussões com muita maturidade sobre abandono, abuso de drogas, a relação de homens com a pornografia, sexualidade, abuso, amizade e as dificuldades dos personagens de se encaixarem numa época de mudanças.
Disponível em: HBO GO
13 – This Is Us (2016 -)
Uma das melhores séries dramáticas da atualidade, This Is Us acompanha o dia a dia e os problemas cotidianos da família Pearson com abordagens muito sensíveis a temas como racismo, adoção, peso e carreira, alternando entre presente e passado para contar sua história.
A série conta com momentos muito emocionantes, atuações incríveis de todos os atores do elenco e provavelmente um dos melhores episódios Piloto (nome dado ao primeiro episódio de uma série) já feitos.
Pra quem gosta de uma boa série de chorar, essa com certeza é a escolha certa!
Disponível em: Amazon Prime Video
12 – Brooklyn 99 (2013 -)
Uma das melhores séries da atualidade, Brooklyn 99 levou as séries policiais para outro patamar. Unindo a comédia com temas sociais como racismo, assédio sexual, homofobia, identidade de gênero e alguns outros.
Já renovada para sua oitava e última temporada, a série que acompanha o dia a dia dos detetives de uma delegacia é sucesso de público e crítica, e com certeza vai deixar muitos fãs órfãos quando acabar.
Disponível em: Netflix
11 – The Mandalorian (2019 -)
Para os fãs de Star Wars, The Mandalorian foi um presente, lançada em 2019, a série acompanha os trabalhos realizados por um caçador de recompensas.
Com um tom procedural (caso da semana) e visuais incríveis, The Mandalorian trouxe novos fãs para a franquia e fez os fãs antigos se apaixonarem ainda mais pela franquia.
Disponível em: Disney +
10 – The Good Place (2016 – 2020)
Do mesmo criador de Parks and Recreation, The Good Place chegou na Netflix com pouco alarde em 2016, mas ao longo de seus quatro anos, foi se consolidando cada vez mais entre o público e a crítica. A série busca abordar a morte de uma forma um pouco diferente do que já foi visto anteriormente, trazendo muitas reflexões entre o bem e o mau e como nossas ações refletem no pós-vida.
Por ser curta e com episódios pequenos The Good Place com certeza é uma ótima série para maratonar e tem um final simplesmente lindo.
Disponível em: Netflix
9 – Modern Family (2009 – 2020)
A comédia no estilo mocumentary, que conta o dia a dia dos Prichett e dos Dunphy, foi um sucesso do início ao fim. Responsável por reformular o gênero da comédia familiar, Modern Family sempre buscou trazer debates acerca de sexualidade, maturidade, adoção e a adolescência.
Com muitos momentos memoráveis e personagens marcantes a série com certeza merece um lugar nessa lista por ter mostrado um novo jeito de se fazer séries familiares.
Disponível em: Netflix
8 – Game of Thrones (2011 – 2019)
É impossível listar as melhores séries da década sem pensar em Game of Thrones. Com oito temporadas (seis ótimas e duas bem sofríveis), a série conseguiu fazer o que poucas obras conseguem, se tornar um fenômeno cultural, fazendo o lançamento de novos episódios ser quase um evento.
Apesar de a última temporada ter sido bem conturbada e com um episódio final péssimo, a série ainda merece estar nessa lista por todo o resto que fez. A tensão de nunca saber se o nosso personagem preferido iria sobreviver até o fim de alguma temporada era sempre presente, além de ótimos diálogos, cenas de ação incríveis e visuais perfeitos fizeram a série ter todo o merecido sucesso que teve.
Disponível em: HBO GO
7 – The Handmaid’s Tale (2017 -)
Adaptada do livro O Conto da Aia, de Margaret Atwood, The Handmaid’s Tale é com certeza uma das séries mais impactantes já feitas. Apesar de ter uma qualidade inquestionável, a série se torna um pouco difícil de ver devido a toda crueldade retratada no futuro distópico que vemos.
Com Elisabeth Moss brilhante no papel principal, a série busca sempre incomodar o telespectador ao mostrar as consequências de se viver em um regime totalitário e fundamentalista.
Disponível em: GloboPlay
6 – Better Call Saul (2015 -)
Nesse spin-off de Breaking Bad, descobrimos como Jimmy McGill, um jovem advogado que mesmo com uma vida difícil, tenta viver pelas regras, se transforma em Saul Goodman, um dos melhores coadjuvantes de da aclamada Breaking Bad.
A série retrata com muita maturidade a derrocada moral do protagonista, sendo quase uma aula de desenvolvimento de personagens e como contar histórias, Better Call Saul já está renovada para a sua sexta e última temporada, que por conta da pandemia, deve ser lançada somente em 2022.
Disponível em: Netflix
5 – The Marvelous Mrs. Maisel (2017 -)
A série conta a história de Miriam Maisel, uma dona de casa rica do final dos anos 1950 que começa a fazer stand-up depois que seu marido a abandona.
Da mesma criadora da clássica Gilmore Girls, The Marvelous Mrs. Maisel é uma obra de arte em todos os seus aspectos, desde a cenografia até o enredo e atuações do elenco e pode ser considerada hoje, a melhor série da Amazon Prime Video.
Disponível em: Amazon Prime Video
4 – The Leftovers (2014 – 2017)
Apesar de não ter tido tanto sucesso de público assim, The Leftovers com certeza merece um lugar alto nessa lista. Criada por Damon Lindelof (responsável por Lost e Watchmen), a série mostra a humanidade tentando superar a perda repentina de 2% da sua população. É importante dizer que a série não busca trazer explicações e soluções para o problema e sim retratar as consequências para quem ficou.
Com episódios marcantes, atuações incríveis uma história interessante, The Leftovers é uma ótima série para maratonar, com um episódio final que pode ser considerado um dos melhores encerramentos da história da televisão, sendo uma das melhores séries da década e também da HBO.
Disponível em: HBO GO
3 – Dark (2017 – 2020)
Se hoje a Netflix tem muito sucesso com séries europeias, parte disso se deve a Dark. A série de início traz uma trama simples, sobre a investigação do desaparecimento de um menino numa cidadedizinha no interior da Alemanha, mas já no seu segundo episódio causa um choque no espectador quando revela que se trata de uma trama de viagem no tempo.
Apesar da qualidade imensa, Dark é uma série difícil de se assistir por causa da sua história complexa e pelo seu idioma. Apesar disso a série ainda consegue inovar nesse tema quase saturado na cultura pop, trazendo seus próprios conceitos sobre o assunto e um final perfeito.
Disponível em: Netflix
2 – Fleabag (2016 – 2019)
Fleabag surgiu em 2016 fazendo muito sucesso no Reino Unido com uma primeira temporada boa, mas que demora a pegar no ritmo. Porém, em 2019 o que era para ser somente uma minissérie ganhou uma segunda temporada, que é com certeza uma das melhores coisas já feitas na televisão.
Na sua primeira temporada, a comédia dramática acompanha a vida de uma jovem que vê no sexo e na bebida, uma válvula de escape para a realidade que estava vivendo. Já a segunda temporada tem uma mudança de tom ao mostrar a improvável história de amor entre a protagonista e um padre.
Disponível em: Amazon Prime Video
1 – Breaking Bad (2008 – 2013)
Com um início de bastidores conturbados em 2008, Breaking Bad foi responsável por consagrar o arquétipo do anti-héroi na televisão e a narrativa de declínio moral. Apesar de ter uma primeira temporada mediana e um pouco cansativa, o enredo da série é cativante e um episódio da série é sempre melhor do que o outro.
Breaking Bad merece o primeiro lugar na lista de melhores séries da década, por ser uma série quase perfeita e grandiosa do início ao fim, com atuações impecáveis de todo o elenco, não só dos dois protagonistas.
Disponível em: Netflix
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.