Parabéns, Zayn Malik! Conheça mais sobre a obra do cantor – Yolo
Conecte-se conosco

Música

Parabéns, Zayn Malik! Conheça mais sobre a obra do cantor

Publicado

em

POV: Você está ouvindo o seu CD do One Direction enquanto acompanha as letras no encarte e chega a hora da high note do Zayn… É o seu momento.

Se você se identificou, nem é necessário apresentar o “menino normal” Zayn Malik. (Você já o conhece). Para comemorar o aniversário de 29 anos do papai da Khai, o Yolo trouxe um pouco mais sobre o assunto que o Zayn realmente gosta de dividir com os fãs: música.

Apesar de ter saído do One Direction com o discurso inicial de que queria uma “vida normal”, o caminho de Zayn o trouxe de volta para a música e, consequentemente, a industria do entretenimento. Cerca de um ano depois da saída da banda, o cantor lançou o seu primeiro álbum de estúdio, o Mind Of Mine.

Mind Of Mine (2016)

Como a maioria dos artistas que entram cedo no mundo da fama, Zayn queria mostrar um pouco mais sobre quem ele realmente era. No seu primeiro álbum solo, ele apresentou músicas com letras e sonoridade mais adultas para falar que ele não era mais o “menino de 16 anos de What Makes You Beautiful”. Essa mensagem fica clara já na introdução, na qual ele pede que o público se abra e veja o que está dentro da mente do cantor.

“Open up and see what’s inside of my mind”

Zayn usou o seu álbum para falar sobre como se sentia no One Direction, além de trazer várias músicas sobre sua visão do amor, incluindo a polêmica “sHE”, canção na qual ele estaria assumindo ter traído sua ex-noiva, Perrie Edwards.

Apesar de algumas canções não se encaixarem muito bem no álbum, Zayn trouxe claramente a mensagem que desejava: ele não era mais um membro do One Direction e agora fazia a música que ele desejava apresentar.

A música que representava Zayn Malik era mais sofisticada e definitivamente diferente do que ele fazia no grupo.

A linguagem mais adulta fez com que o público tivesse mais curiosidade em relação a Zayn, o que pode ser observado no alcance de músicas como “Like I Would”, até hoje uma das mais ouvidas do cantor no Spotify. O álbum ainda teve um “revival” meses depois de seu lançamento, com a controvérsia do single “Shout Out To My Ex”, do Little Mix, que fala da superação de Perrie e sua relação com Zayn.

Icarus Falls (2018)

Logo depois dos primeiros lançamentos solo de Zayn, o cantor fez uma escolha crucial para si mesmo: devido problemas com ansiedade, o artista decidiu não entrar em turnês e performar ao vivo apenas em ocasiões especiais. Apesar da notícia trazer imensa tristeza para os fãs (zquad), a decisão do cantor foi importante para que ele apresentasse mais qualidade no estúdio.

Se o Mind Of Mine apresenta para o público a dissolução da persona do menino da boyband, o Icarus Falls busca mostrar quem Zayn realmente é e ser um reflexo do individuo/artista por traz do álbum.

Icarus Falls é um álbum extenso, com 29 canções em 1h35min. O título e a capa fazem referência ao mito grego de Ícaro, o homem que voou próximo demais do sol. O conto é relacionado ao seu amor a supermodelo Gigi Hadid e a relação com a fama, além de abordar todos os sentimentos do cantor.

O mais importante nesse álbum é a intenção de Zayn de se desvincular ainda mais da imagem comercial do One Direction. O artista que ele quer ser se resume a sua arte, sem pensar no quanto uma música é vendável ou quão alto ela irá subir nos charts.

Good Years é uma estrela escondida do álbum por trazer uma ligação emocional inegavelmente relacionada ao seu tempo na banda. Na letra, Zayn faz um questionamento que qualquer jovem adulto se faz em algum momento: será que perdi todos os meus “bons” anos?

Nobody Is Listening (2021)

O terceiro álbum de estúdio de Zayn conta com menos canções do que o segundo, mas ainda entrega o que era esperado do cantor. Agora Zayn traz estabilidade no seu trabalho: ele continua experimentando, mas parece ter se encontrado melhor na própria arte. A extensão do disco já apresenta um sinal disso, 11 músicas, um trabalho mais bem delimitado. 

No primeiro álbum, Zayn apresenta seu lado adulto e “rebelde”, no segundo, enfrenta os altos e baixos de um relacionamento e vive com seus sentimentos de confusão. Já em Nobody Is Listening, Zayn aceita a calmaria, a paternidade e fala sobre os temas já conhecidos (amor, sexo, relacionamentos internos e externos), mas de forma mais madura.

Dentro da obra, o cantor tem o cuidado de levar os ouvintes pelos sentimentos não só na letra, mas nas diferentes batidas do álbum. “Sweat” se destaca no meio das canções por trazer uma memória de “Pillowtalk”, ambas com cunho sexual.

O brilho de Nobody Is Listening está na coerência do projeto entre os álbuns de Zayn. Ele mostra a intenção já afirmada anteriormente: Malik quer ser o artista que ele quer ser, e não o que esperam dele.

Menções honrosas

Dusk Till Dawn

A colaboração com Sia (também presente no Icarus Falls) é a música mais ouvida de Zayn no Spotify. Esse fato poderia diminuir a ligação do artista com a canção, pensando na imagem criada pelo mesmo. Porém, acontece exatamente o contrário, Dusk Till Dawn mostra o melhor de Zayn em vocais, batidas e produção geral.

A Whole New World

A regravação de A Whole New World para a trilha sonora da versão live action de Alladin vem carregada da nostalgia e romance do filme. As vozes de Zayn e Zhavia Ward são completamente compatíveis, além de transmitirem uma paz imensa. O lançamento ainda trouxe o nome de Zayn de volta pra cabeça do público, então, saiu todo mundo ganhando.

Yellow Metal

Liberado há sete meses no SoundCloud, Yellow Metal traz um Zayn totalmente diferente do que estamos acostumados. Ele experimenta novamente, dessa vez com o rap. O projeto de 24 minutos traz raiva, indignação, política e muito talento. Quase indiscritível, Zayn apresenta um lado diferente e ainda mais reservado, usando o Soundcloud em uma ligação especial com os fãs, quase que como uma garantia de que só quem o entende acessaria a obra.

Zayn é um cara reservado, que quer ter sua privacidade respeitada, o que pode ser difícil para o entendimento da mídia. Porém, não é tão complicado entender que ele não estava mentindo quando disse que queria ser um “cara normal”. A paixão que ele tem pela música o levou ao caminho da fama muito cedo, de forma muito intensa e claramente tóxica. Ele escolheu não apresentar sua vida pessoal para a mídia. Zayn realmente quer uma vida normal, mas até ele reconhece que o mundo precisa da sua arte, e é por meio dela que ele divide sua essência com o público.

Parabéns, Zayn!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Continue lendo
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments