Música
O que está acontecendo com Doja Cat? Entenda o cancelamento
Artista perdeu mais de 200 mil seguidores no Instagram após um bate-boca com fãs
Somente nesta última semana, a cantora Doja Cat perdeu mais de 200 mil seguidores no Instagram. Além disso, vários fãs clubes online da artista foram desativados. Esse é o resultado de uma série de publicações polêmicas da rapper, que incluem desabafos sobre estar cansada da carreira e mandar os seguidores “arrumarem um emprego”.
Junto a carreira artística, Doja é conhecida por ter uma personalidade excêntrica. Tanto que um dos primeiros sucessos dela foi a música ‘Mooh’, que se tornou um meme por causa do clipe, em que ela está vestida de vaca, comendo um hamburger e dançando.
Ela também se comunicava muito bem nas plataformas digitais com brincadeiras e comentários irônicos. Assim, atraiu uma base de seguidores.
A cantora explodiu com o hit “Say So”, do álbum Hot Pink, que viralizou no TikTok. Depois disso, ela lançou várias músicas que dominaram as plataformas de streaming, premiações e paradas musicais. Com o álbum ‘Planet Her’, de 2021, ela conquistou o título de hitmaker e vários admiradores.
Apesar do sucesso, Doja escreveu, nas redes sociais, que considera estes trabalhos como “medíocre”. “[Os álbuns] “Planet Her” e “Hot Pink” eram para ganhar dinheiro e vocês caíram nessa. Agora posso desaparecer em algum lugar e tocar a grama com meus entes queridos em uma ilha enquanto vocês choram por um pop medíocre“, pontuou.
Em junho deste ano, veio o lançamento de “Attention”. Na música, a artista explorou uma sonoridade diferente, que foge do pop que a fez ficar famosa. A letra debocha da mídia e das pessoas que só querem julgá-la e não se importam com a música.
“Agora você tem grana pra não ser medíocre, pode fazer as coisas que quiser // Pode falar merda sobre mim, eu posso negar facilmente, é burrice // Você me segue, mas não dá a mínima pra música”,
Doja cat em ‘attention’
Doja X fãs
As críticas à Doja, por parte dos fãs, estão ligadas a comportamentos da artista. Como é o caso do relacionamento dela com J.Cyrus, que foi acusado de assediar várias mulheres na plataforma Twitch, entre 2020 e 2022, além de ter atitudes racistas.
Ao defender o namorado, ela disse que não deve explicações aos fãs: “minha vida, minhas regras, meu estilo, minha atitude”.
No Threads, uma fã respondeu a artista com um texto indignado: “Nós apoiamos você nos bons e maus momentos. Veja bem, você não seria NADA sem nós. Você estaria trabalhando em uma mercearia fazendo músicas para a porr* de uma banda de garagem, perder o ensino médio”.
A cantora retrucou que “ninguém forçou” uma pessoa a ser fã dela. “Eu não sei por que você está falando comigo como se fosse minha mãe. Você parece uma pessoa maluca”, completou Doja.
A briga entre a artista e os fãs continuou com ela criticando o nome do fandom. “Meus fãs não têm um nome de m**. Se você se chama de “kitten” ou “kittenz de merda”, significa que você precisa desligar o telefone, arrumar um emprego e ajudar seus pais em casa”, publicou a cantora no Threads.
Em resposta a um pedido de mais amor, Doja escreveu nas redes sociais que não “ama [os fãs], porque nem conheço vocês [fãs]”.
Polêmicas
Além de debochar das músicas antigas e dos fãs, o público também criticou Doja por estar participando de chats online com integrantes de extrema-direita, ‘incels’ e apoiadores do ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump.
Esta não foi a primeira vez que a artista se envolveu em uma polêmica assim. Em 2021, vídeos e fotos da cantora em fóruns viralizaram nas redes sociais e, segundo relatos dos participantes do chat, ela ria de piadas machistas e misóginas.
Na época, a cantora disse que nunca participou de uma conversa racista e usava os grupos somente para socializar. E completou que tem muito orgulho das raízes dela e de ser uma mulher negra.
Alterego
Com o lançamento de ‘Attention’, Doja entrou em uma nova “era” na carreira dela. Cores vermelhas, sangue, roupas mais ousadas completam a estética da “Scarlet”. Ela também colocou um filtro vermelho nas capas de álbuns e thumb de vídeos.
Segundo alguns fãs, supostamente, essas publicações polêmicas estariam sendo feitas pelo alter ego. Mas outros discordam, como a youtuber Naomi Cannibal, que afirma que ter uma persona não significa debochar de seus fãs.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.