O orgulho da JYP: Twice, o grupo feminino que mais vende no kpop – Yolo
Conecte-se conosco

Música

O orgulho da JYP: Twice, o grupo feminino que mais vende no kpop

Conheça um pouco da história do Twice, um dos grupos mais amados na Coreia do Sul e no Japão

Publicado

em

Conheça um pouco da história do Twice, um dos grupos mais amados na Coreia do Sul e no Japão

O Twice, grupo feminino da JYP Entertainment, é hoje um dos grupos no top 3 da Coreia do Sul. As meninas que estouraram com “Cheer Up” e “TT” são as artistas com mais vendas dentro do KPOP. Nada do caminho para chegar ao topo foi fácil, por isso, vamos conhecer um pouquinho da história do Twice e apreciar as principais eras do grupo.

Formado em 2015, o Twice é formado por 9 integrantes, escolhidas pelo público por meio do reality show Sixteen: Nayeon, Jeongyeon, Momo, Sana, Jihyo, Mina, Dahyun, Chaeyoung e Tzuyu. A ideia do programa era formar um grupo de 7 garotas, mas o fundador da companhia, J.Y. Park, resolveu adicionar Momo e Tzuyu à lineup oficial (para imensa alegria dos fãs).

Desde o debut do grupo, em outubro de 2015, com o single Like OOH-AHH, o grupo já caiu nas graças dos coreanos (como resultado do engajamento do público em realitys). Porém, levou um mês para a música entrar nos charts. O verdadeiro sucesso do grupo veio no primeiro comeback, com Cheer Up, com direito a viralizar com a fofura de Sana, na linha “shy shy shy”. A música festreou direto em número 1 em oito serviços de streaming no país e se tornou a música mais ouvida da Coreia do Sul em 2016, além de ser nomeada a Canção do Ano em duas das principais premiações do país.

Sana performando a parte do “Shy Shy Shy”

Depois de Cheer Up, o Twice entregou hit atrás de hit: TT, KNOCK KNOCK. Likey, What Is Love e muito mais. Mas infelizmente, como os fãs sempre apontaram, a empresa exigia muito das garotas.

Trabalho demais, Descanso de menos

Os próprios fãs, apesar de ficarem feliz em sempre receberem comebacks novos, viam o cansaço das artistas. A rotina de todos os idols é pesada, mas o Twice praticamente não parava de trabalhar. Depois do debut japônes do grupo, elas revezavam sempre entre promoções na Coreia e no Japão, sem férias. 

Após uma fanbase ser conquistada, as meninas acabaram contando, em tom de brincadeira, sobre as dificuldades da vida de um idol. Momo chegou a comentar em uma live sobre a alimentação antes de comebacks e durante o Sixteen:  ela revelou que a empresa pediu que ela perdesse 7 kg em uma semana caso ela quisesse participar de um dos  “showcases” e, com isso, ela passou a comer apenas um cubo de gelo por dia e falou que, naquela época, tinha medo de dormir e não acordar no outro dia.

Além disso, mesmo durante o Sixteen, já era perceptível a realidade dentro da empresa e da indústria. Jihyo, líder do Twice, treinou por 10 anos antes do reality, e mesmo assim foi diminuída no programa por estar “acima do peso”. 

Um reflexo do overworking na carreira do Twice são os dois casos recentes de ansiedade e exaustão no grupo. Na era de “Feel Special”, Mina entrou em hiato para cuidar de sua saúde mental. Ela tomou um tempo para descansar, e foi apoiada pelos fãs. Logo depois, em “I Can’t Stop Me”, Jeongyeon anunciou que entraria em hiato por causa da ansiedade. Ela voltou aos palcos para os comebacks coreano e japônes (Alcohol-Free e Perfect World), mas no dia 18 de agosto ela foi afastada novamente. 

As eras do Twice

Com diferentes conceitos e evoluindo do “aegyo” ao adulto e elegante, o Twice já emplacou muitos hits. Aqui, a gente vai te apresentar as principais eras do grupo, com os singles mais amados. 

Like OOH-AAH

Com um debut maravilhoso, o Twice estreiou com um conceito girl-crush, em um clipe que explora um universo apocalíptico cheio de zumbis.

Cheer Up

Em um MV super criativo e trazendo a temática de líder de torcida, acompanhamos as fantasias da mente de cada integrante do Twice, enquanto a música nos encoraja a não desistir.

TT

Com o primeiro comeback com temática de Halloween, o Twice se transforma em personagens conhecidos, como o Pinóquio, e nos leva para a Twicecoaster. O álbum tem TT como single e vendeu mais de 350 mil cópias, sendo o disco feminino mais vendido de 2016.

KNOCK KNOCK

Com coreografia e conceito fofos, Twice voltou no início de 2017 com KNOCK KNOCK. O MV divertido mostra um livro de histórias, uma festa do pijama e tem a presença do chefe: J.Y Park.

Signal

Com um conceito novo e letra romântica, Signal apresenta um universo em que as meninas estão lidando com superpoderes e correndo atrás de um alien. A coreografia de Signal viralizou e o álbum homônimo vendeu 250 mil cópias no primeiro mês. Com Signal, o Twice chegou a marca de 1 milhão de cópias vendidas em um ano e meio de carreira.

Likey

Mais um hit do Twice, Likey, trouxe uma temática ligada às redes socias, teve divulgação direta no Instagram, com o nome do álbum sendo o user do grupo na rede: Twicetagram. A música atingiu a primeira posição nos charts de música global e álbum global da Billboard.

What Is Love

Em What Is Love, temos o privilégio de acompanhar as integrantes do grupo descobrindo o que é o amor por meio de diferentes filmes. Além disso, elas se tornaram o primeiro grupo feminino na história da Coreia do Sul a receber um certificado de Platina da KMCA (Associação de Conteúdo Musical da Coreia) após venderem mais de 335 mil cópias em um mês.

Dance The Night Away

No hit do verão, o Twice trouxe a refrescância para uma praia no verão com uma coreografia animada e vocais maravilhosos. O grupo ainda teve mais de 100 milhões de streams.

Yes or Yes

Você tem duas opções: amar o Twice ou amar o Twice. Com Yes Or Yes, as meninas conquistaram os charts e o coração dos fãs.

Fancy

Com um styling perfeito e vocais supreendentes, o Twice dominou a indústria do kpop com Fancy. O comeback marcou definitivamente uma pausa nos conceitos fofos para o Twice.

Feel Special

A era de Feel Special foi um pouquinho triste por marcar o hiato de Mina, mas ao mesmo tempo demonstrou um novo lado do Twice. A elegância da música e a emoção nas letras, o Twice demonstrou que pode apresentar diferentes faces do grupo. Pra coroar o comeback,  elas venderam 150 mil cópias na primeira semana, quebrando seu recorde de maior semana de vendas.

More & More

Mais uma vez o Twice entregou a música do verão, mas conseguiu também inovar. Com uma sonoridade diferente de Dance The Night Away, o clipe e a coreografia demonstram um tom mais adulto.

I Can’t Stop Me

Em um conceito retrô, o Twice surpreendeu novamente o público. A evolução do grupo em todos os sentidos (coreografia, vocais e estética) ficou bem clara e demosntrou porquê o grupo é o girlgroup que mais vendeu na história do kpop.

Alcohol-Free

É quase impossível encontrar um fã de kpop que não gosta de um comeback de verão. O Twice nunca decepciona e nesse último comeback não foi diferente: coreografia suave, vocais refrescantes, estética de festinha na praia. Tudo que os once pediram. E pra melhorar, os fãs puderam ver novamente Jeongyeon, lead singer do grupo amada pelos onces!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Continue lendo
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments