Música
Lip Syncing no kpop: Por que ninguém mais canta ao vivo?
Uma apresentação de Wonyoung e Leeseo, do grupo IVE, fomentou uma discursão sobre a necessidade de lip syncing no kpop
Se você é familiarizado com o mundo do kpop, provavelmente já viu alguma polêmica envolvendo o lip syncing, conhecido aqui no Brasil como playback. Mas a questão é: será que essa técnica é utilizada como regra no kpop? Ninguém mais canta ao vivo?
O Yolo te conta um pouquinho mais sobre os diferentes tipos de performances no kpop e porque esse assunto tem sido pauta de tantas discussões entre os fãs.
A 4° geração do kpop tem sido praticamente dominada por girlgroups. (Com razão, obviamente). Um dos grupos que lideram essa onda feminina é o IVE, que tem membros do finado IZ*ONE. As integrantes têm vozes angelicais, combinadas com coreografias elegantes e músicas românticas.
Uma das principais polêmicas do grupo surgiu quando duas membros dublaram uma música em uma apresentação de final de ano. Essa situação não seria um grande problema, já que o lip syncing é bem normalizado na indústria do entretenimento sul-coreano.
Mas, o problema é que era uma apresentação simples, sem coreografia. Então, gerou uma pergunta: será que os idols da 4° geração sequer precisam saber cantar?
Se você procurar “kpop lip sync” no Youtube ou Tiktok, os resultados serão muito variados. Mas dois tipos se destacam: as compilações de “fails” e as explicações sobre as técnicas usadas nas apresentações “ao vivo”, que é o foco da matéria.
Contexto da rotina de um idol
Primeiro, é importante saber que os “music shows”, onde acontecem a maioria das performances, são gravados previamente. Os idols vão até às emissoras de TV e gravam a apresentação da semana de seus comebacks e debuts para concorrerem aos “wins”. Geralmente esse processo acontece bem cedo, quase de madrugada, e o programa é televisionado no período da noite.
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Os idols tem rotinas pesadas, treinando dia e noite, comparecendo a diversos eventos, além das apresentações, gravações e programas de TV. Por isso, muitos deles estão exaustos no momento da performance dos “music shows”. Alguns artistas já expressaram em entrevistas o quanto detestam acordar cedo para as performances.
Em 2018, H.O, que debutou no MADTOWN, revelou os bastidores em uma transmissão ao vivo. O “Music Bank”, por exemplo, tinha ensaios desde as 5 ou 6 da manhã, terminando as gravações apenas durante a noite.
Qual é a necessidade do lip syncing?
Para evitar problemas na voz e “defeitos” nas apresentações, as emissoras criaram uma solução inteligente: a pré-gravação. Mas essa é apenas uma das “saídas” criadas para corresponder à necessidade de perfeição dessa indústria.
As apresentações geralmente podem ser divididas nas seguintes categorias: lip sync, pré-gravado, pré-gravado com vocais ao vivo, ao vivo com pós produção, totalmente ao vivo.
O lip syncing é relativamente raro nas apresentações ao vivo, que, geralmente, é usado apenas em clipes oficiais. Porém, algumas performances gravadas para a TV (como o polêmico cover das integrantes Wonyoung e Leeseo do IVE) e para o Youtube (como a versão “LIVE” de INVU da Taeyeon) usam o artifício.
Basicamente, os artistas dublam exatamente a versão do estúdio, mesmo com todas as alterações na voz, suavização e autotune. Algumas vezes, a impressão é de que o foco é o visual, não a música.
Já no caso dos vocais pré-gravado, muito comum nos “music shows”, os artistas gravam os vocais puros em cima de uma backtrack, uma espécie de instrumental das canções. Se possuírem muitos errinhos ou trechos desafinados, essa gravação é suavizada e só então usada como base para o lip syncing da performance.
Porém, alguns grupos usam a pré-gravação como uma base para cantarem ao vivo. Assim, eles cantam as partes que conseguem e quando não conseguem alcançar alguma nota ou estão muito cansados, não sobra aquele silêncio característico das performances dubladas mais desconfortáveis. Essa é a técnica que tem sido mais utilizada no kpop e é bem fácil de reconhecer. Quando utilizada, cria-se uma sobreposição de vozes, quase um eco.
E existem as performances realmente ao vivo, que os artistas cantam de verdade a música toda. Mas, mesmo assim, ainda tem a questão da pós produção. Isso porque, alguns canais no Youtube tem criado quadros de apresentações de dizem ser “live”, mas contam com uma leve edição das vozes depois da gravação.
Os maiores exemplos são a série de vídeos do Dingo, Killing Voice e It’s Live, do canal LIVE. As apresentações são gravadas ao vivo, com a voz bruta dos artistas, mas, não importa o talento dos cantores, são aplicados filtros de voz para tornar tudo perfeito.
O motivo do aumento de lip syncing no kpop
E é aí que se torna possível ver o motivo do aumento do lip syncing no kpop. A dublagem é utilizada em todas as áreas da música, mas nunca deixou de ser infame. Essa técnica não existe por preguiça dos artistas, mas em razão da busca pela perfeição.
A versão inalcançável do estúdio é colocada como regra e cobrada dos idols. As empresas apagam daquelas vozes qualquer tipo de sinal de que a música foi produzida ou cantada por seres humanos – qualquer tipo de “erro”, até mesmo o som da respiração.
Com isso, os fãs se acostumaram com aquela versão retocada da música. Assim, quando as performances acontecem totalmente ao vivo, aqueles artistas viram “um saco de pancadas por não terem um autotune na garganta”. (Perdão pela expressão)
A pergunta “será que os idols da 4° geração sequer precisam saber cantar?” não é justa com os jovens que estreiam na indústria cada vez mais cedo. Talvez as empresas que administram essas crianças deveriam responder sobre a rotina de trabalho dos idols e porque os padrões sempre são criados de forma tão inconcebível.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.