De fada a líder: entenda o rebranding de Kim Chaewon – Yolo
Conecte-se conosco

Curiosidade

De fada a líder: entenda o rebranding de Kim Chaewon

Chaewon conquistou o kpop como a “fada” do IZ*ONE, mas vem se destacando como a líder destemida do LESSERAFIM

Publicado

em

Com mais de um ano de carreira, as integrantes do grupo já conquistaram um espaço no coração de muita gente. Geralmente, os membros que debutaram antes recebem mais atenção do público… mas as fimmies (apelido carinhoso para as integrantes) quebram a regra e todas as idols são quase igualmente populares.

A questão é que, quando você já fez parte de um grupo anteriormente, é necessário mostrar a mudança logo de cara para encaixar no novo projeto. Esse foi um dos motivos que levaram a líder do LESSERAFIM mostrar ao público um dos rebrandings mais bem sucedidos dos últimos anos do kpop. Foi necessário deixar a Chaewon do IZ*ONE para trás e introduzir a Chaewon do LESSERAFIM.

De fada elegante para líder confiante e sexy


Dá pra acreditar que é a mesma pessoa?

Para analisar a mudança de Chaewon e a necessidade da “atualização” é preciso entender o que é um rebrand. A estratégia (inicialmente ligada ao marketing empresarial, mas também usada na indústria do entretenimento) trata-se de ressignificar uma pessoa, marca ou produto. No caso da Chaewon, como idol, que as três coisas em um.

Produce 48 e IZ*ONE

Em 2018, Kim Chaewon participou das audições para o survival show ‘Produce 48’ na tentativa de debutar no terceiro grupo da série Produce. Com o sucesso estrondoso resultado dos debuts do IOI e do Wanna One, essa era a esperança de muitas trainees. O programa foi extremamente polêmico, favorecendo descaradamente algumas meninas e impossibilitando a estreia de outras.

FY! PD48 — 김채원 [Kim Chaewon]

Kim Chaewon começou na qualificação B+ e terminou o programa em 10° lugar (de 12 vagas). Ela era uma trainee muito amada, tendo seus talentos vocais muito valorizados e os charmes principais sendo a leveza e a fofura. Olhando para a foto oficial dela no programa, é fácil entender. 

Depois do debut do IZ*ONE, estourou a polêmica de manipulação dos votos da série. Mas isso não foi tão importante para o grupo, já que a Coreia do Sul já estava apaixonada pelas meninas (mesmo que nem todas tenham debutado de forma justa).

Kim Chaewon Izone GIF - Kim Chaewon Izone Dance - Discover & Share GIFs

Em um grupo com 12 membros, com um conceito muito bem definido (lê-se até meio limitado), e sem muita individualidade, Chaewon era amada e valorizada, porém, não chamava muita atenção. Ela tinha uma aparência leve, fofa, muito elegante e sempre usava roupas e acessórios bem femininos, como todo o grupo.

Osvocais já eram ótimos, mas, em um grupo com Jo Yuri, Kwon Eunbi, Choi Yena e Kim Chaeyeon, era difícil se destacar.

Obs.: Nada disso diminui o grupo, conceitos bem definidos constroem uma imagem uniforme e bem valorizada para a marca.

No IZ*ONE, Kim Chaewon construiu sua fanbase e, mesmo em um grupo com tantas integrantes, fez seu nome no kpop. Especialmente em um grupo que até hoje, dois anos depois de seu disband, ainda marca o público como um dos líderes da 4° geração.

Lesserafim: a necessidade da mudança

Kim Chaewon, ex IZ*ONE é oficialmente membro do LE SSERAFIM - Suco de Mangá

Se no IZ*ONE Chaewon podia focar nas suas performances e não se preocupar em ser mais que uma peça do quebra-cabeça do grupo, a situação no LESSERAFIM seria diferente. O nome do seu próximo grupo seria uma acrônimo da frase “I’M FEARLESS” e ela entraria nessa sem medo. A necessidade do rebranding da cantora poderia ser colocada apenas como uma mudança para marcar a virada na carreira, mas na realidade é mais profundo que isso. 

Chaewon anteriormente era uma trainee da Woolim Entertainment e assim que o disband do IZ*ONE aconteceu, rapidamente ela trocou de empresa ao assinar um contrato com a HYBE. Pode parecer apenas um detalhe, mas cada empresa tem o seu próprio estilo e a HYBE é conhecida por focar em performance (e por ser a empresa do BTS)

A mudança de imagem de Chaewon não aconteceu por causa do LESSERAFIM, mas sim para retirar da artista a etiqueta de “ex-membro do IZ*ONE”. Alguns fãs dos grupo temporário ficam bem nervosos em ler e ouvir isso, mas a Chaewon do IZ*ONE e a do LESSERAFIM não são a mesma pessoa.

Lesserafim Kim Chaewon GIF - Lesserafim Kim Chaewon - Discover & Share GIFs

A construção de uma imagem diferente, quando vista em fotos, pode parecer só uma troca de estilo, mas ultrapassa essa barreira. Chaewon teve que se tornar líder de uma equipe em pouquíssimo tempo e isso não aconteceu só com um corte de cabelo.

A forma de falar da idol se tornou mais séria e concentrada, como quem tem cuidado pois sabe as consequências das palavras. O modo de se portar, se sentar e se apresentar também mudou. Além disso, acompanhando o conceito do novo grupo, Chaewon virou alguém nitidamente mais confiante, desde sua dança até seus figurinos e expressões faciais.

A lead vocal de um grupo de 12 pessoas virou a líder e main vocal do outro. Todas essas mudanças já são complicadas para uma menina de 22 anos. Ela ainda teve que lidar com perguntas desconfortáveis e algo que a maioria dos grupos de kpop espera nunca ver acontecer: perder um membro.

Semanas depois do debut super esperado do LESSERAFIM, Garam foi expulsa do grupo por acusações de bullying e violência escolar. A inocência dela foi provada, mas a situação dolorosa já não podia ser revertida.

Mudança drástica, transição natural

UNFORGIVEN — CHAEWON ANTIFRAGILE, 2022

Apesar das mudanças visuais, estilo e comportamento de Chaewon terem sido drásticas aos olhos do público, a transição pareceu natural. A própria idol tinha medo de não ser bem aceita depois do rebranding, mas ela teve alguns fatores positivos ao seu lado para apresentar a nova face.

A troca de empresa, os teasers do grupo, o conceito bem apresentado ao público, a line up do grupo e o estilo de divulgação. Esses são os créditos principais para a aceitação da fimmie. Os fãs conhecem o estilo da HYBE e sabiam o que esperar.

O conceito do grupo foi apresentado não só com teasers, mas com um debut bem planejado e com um documentário sobre a construção do LESSERAFIM. Os fãs se sentiram incluídos no rebranding, e, por isso, não só Chaewon mas todo o grupo foi abraçado.

Uai, mas e a Sakura?

Se você conhece o LESSERAFIM e o IZ*ONE, deve estar se perguntando “mas e a Sakura? ela também mudou sua imagem e conceito e também fazia parte do IZ*ONE”, mas com ela a situação é um pouquinho diferente por causa da sua carreira no Japão. Mas, isso é assunto para outro artigo.

E aí? O que você achou do rebranding da Chaewon? Prefere a fada do IZ*ONE ou a destemida do LESSERAFIM?

Lesserafim Kim Chaewon GIF - Lesserafim Kim Chaewon - Discover & Share GIFs

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Continue lendo
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments