BTS, conheça o maior grupo de k-pop atualmente – Yolo
Conecte-se conosco

Música

BTS, conheça o maior grupo de k-pop atualmente

Entenda como o BTS, que vem de uma pequena empresa sul-coreana, se tornou um dos maiores atos da industria do entretenimento mundial

Publicado

em

Entenda como o boy group de uma pequena empresa coreana se tornou um dos maiores do mundo

A indústria da música na Coreia do Sul envolve bastante estratégia e investimento, e por isso vem dominando o mundo cada vez mais. Depois de grandes nomes como Girls Generation, BIGBANG, Wonder Girls e muitos outros, estamos presenciando o auge do sucesso de uma nova era. Parte da terceira geração do K-pop, junto de artistas como BLACKPINK, EXO e Twice, o BTS vem quebrando cada vez mais recordes e ajudando a expandir a cultura do pop sul-coreano ao redor do mundo.

BTS é um boy group que iniciou suas atividades em 2013 e foi, ao longo dos anos, se consolidando e conquistando um público fiel. Com 7 integrantes, o grupo dispõe de muito talento e autonomia, já que participam cada vez mais do trabalho criativo em lançamentos de novas produções. RM, Jin, SUGA, j-hope, Jimin, V e Jung Kook estão caminhando junto de seus fãs, os ARMYs, há 8 anos, e muito mudou nesse período. Se você tem curiosidade para saber mais sobre eles, vem com a gente que o Yolo te conta!

Integrantes

BTS, também conhecidos como BangTan Sonyeondan (em coreano: 방탄소년단) ou Bangtan Boys, significa garotos a prova de balas. Inicialmente, o motivo era sobre lutar contra os estereótipos da sociedade, mas atualmente também abrange o sentido de Beyond The Scene para explicar o desenvolvimento da juventude além da realidade que estão encarando. Já o fandom, denominado ARMY, quer dizer que os fãs são o exército que protege o grupo. Nascidos entre 1992 e 1997, os 7 integrantes que compõem o boygroup podem ser divididos em 3 rappers e 4 vocalistas.

RM:

Nome Completo: Kim NamJoon
Nascimento: 12/09/1994
Posição: Líder e rapper principal
Ocupação: Rapper, compositor, produtor musical, dançarino

Jin:

Nome Completo: Kim SeokJin
Nascimento: 04/12/1992
Posição: Vocalista e visual
Ocupação: Cantor, ator, dançarino, compositor

SUGA:

Nome Completo: Min YoonGi
Nascimento: 09/03/1993
Posição: Rapper
Ocupação: Rapper, produtor musical, compositor, dançarino

j-hope:

Nome Completo: Jung HoSeok
Nascimento: 18/02/1994
Posição: Dançarino principal e rapper
Ocupação: Rapper, dançarino, cantor, compositor, produtor musical

Jimin:

Nome Completo: Park JiMin
Nascimento: 13/10/1995
Posição: Vocalista e dançarino
Ocupação: Cantor, dançarino, compositor

V:

Nome Completo: Kim TaeHyung
Nascimento: 30/12/1995
Posição: Vocalista e visual
Ocupação: Cantor, dançarino, ator, compositor

Jung Kook:

Nome Completo: Jeon JungKook
Nascimento: 01/09/1997
Posição: Vocalista principal e dançarino
Ocupação: Cantor, dançarino, compositor, produtor musical

Pré-Debut


Formado pela Big Hit Entertainment, o grupo começou a ser planejado em 2010 com a ideia de trabalhar com o hip-hop. Por isso, os primeiros membros a se juntarem foram os rappers, seguido dos vocalistas ao longo dos anos. Porém, por serem parte de uma empresa pequena e abordarem temas relacionados a problemas sociais, não muito explorados no k-pop daquela época, o grupo acabou tendo dificuldade no início da carreira. O debut stage para a televisão finalmente aconteceu em 13 de junho de 2013.

O começo


BTS deu início a sua carreira com a música ‘No More Dream’, presente no primeiro mini álbum do grupo, também considerado um EP, ‘2Cool4Skool’, de 2013. No final do mesmo ano, lançaram ‘O!RUL8,2?’, abordando a angústia presente em jovens e a vontade de aproveitar a vida seguindo os próprios sonhos. Em novembro, o grupo já havia conquistado seu primeiro grande prêmio: Artista Novato do Ano no Melon Music Awards.
Para finalizar a era ‘Skool Trilogy’, ‘Skool Luv Affair’ foi lançado em 2014, com destaque para o single ‘Boy In Luv’. Mas, ainda com o conceito dark e som voltado para o hip-hop, meses depois saiu o primeiro álbum do boygroup, intitulado ‘Dark & Wild’. Tendo ‘Danger’ como faixa-título, o trabalho explora seus sentimentos principalmente diante de relacionamentos amorosos.

Youth


Dando início a uma nova fase, em 2015 foram lançados dois EPs para ‘The Most Beautiful Moment In Life’, sendo a parte 1 no começo do ano e a parte 2 no final. Os trabalhos receberam como faixas-títulos as canções ‘I Need U’ e ‘Run’, com MVs (music videos) que refletem as emoções introduzidas pelos jovens nas letras. Já o single ‘Dope’ também chamou bastante atenção do público por ser uma música animada com coreografia intensa.
No ano seguinte saiu o ‘The Most Beautiful Moment In Life: Young Forever’, que se trata de um álbum de compilação dos lançamentos anteriores e 3 novas músicas, incluindo ‘Fire’. O projeto explora a juventude através da amizade, relacionamentos e sonhos, abordando a beleza e complicações envolvidas nesse momento único da vida. Assim, o grupo foi cativando cada vez mais pessoas com seu trabalho.

“Asas são feitas para voar”


‘Wings’ é o segundo álbum de estúdio e foi lançado em outubro de 2016. Com o sucesso da música ‘Blood Sweat & Tears’, o grupo continuou crescendo e adotando uma forte fanbase não só na Ásia, mas em todo o mundo. Já no começo no ano seguinte, ‘You Never Walk Alone’ veio como uma versão estendida do trabalho anterior, já que trouxe 4 novas faixas, incluindo a atemporal ‘Spring Day’.
Demonstrando uma evolução na temática abordada em relação às eras anteriores, agora BTS explora uma jornada de autodescobrimento ao encarar tentações. Além disso, essa obra também incluiu, pela primeira vez, uma faixa solo destinada para cada integrante. Os membros trabalharam diretamente na letra de suas respectivas músicas, que tratam diferentes assuntos pessoais e realçam a voz de cada um.

Ame a si mesmo


Em 2017, BTS deu início a campanha ‘LOVE MYSELF’ em parceria com o Comitê Coreano e Japonês para o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Com patrocínio para o #ENDviolence, uma campanha global que procura proteger jovens, o propósito é promover o bem estar pessoal, a auto-estima e contribuir com ensinamentos para estimular o amor próprio. Em 2018, o líder, Kim Namjoon (RM), fez um discurso para a Organização das Nações Unidas (ONU) encorajando as pessoas a encontrarem a própria voz.
Já sobre conteúdo musical, eles lançaram o EP ‘Love Yourself: Her’ em setembro de 2017. Começando com assobios do Jung Kook, ‘DNA’ foi a escolhida como faixa-título e seu MV foi o primeiro do grupo a alcançar a marca de 1 bilhão de visualizações no YouTube. Com sucesso ainda em crescimento, o ‘Love Yourself: Tear’ saiu em 2018 usando cores mais escuras e trazendo destaque para ‘Fake Love’. Já o ‘Love Yourself: Answer’ é a compilação das músicas dos dois EPs anteriores com algumas novas.
Nesta série, o grupo apresenta “a experiência individual do crescimento de um garoto para a fase adulta, com uma mensagem de paz e união para a sociedade atual”, em tradução livre. Esse trabalho explora mais o pop, mas ainda é possível ver o rap e hip hop nas músicas destinadas aos rappers e até em ‘Mic Drop’, que recebeu MV para o remix com Steve Aoki. Falando em parcerias, também foi lançada uma versão de ‘IDOL’ com a rapper Nicki Minaj.

Auge da carreira?


Em abril de 2019 foi lançado o ‘Map Of The Soul: Persona’, trazendo como participação especial para ‘Boy With Luv’ a cantora estadunidense Halsey, com quem construíram uma uma fofa amizade. O quarto álbum de estúdio, o ‘Map Of The Soul: 7’, retrata o lado mais maduro dos integrantes até o momento. A era contém muitas histórias pessoais, principalmente nas faixas solos, sobre as jornadas dos membros no processo de se descobrir e se aceitar.
Lançado em fevereiro de 2020, o trabalho usou ‘ON’ como faixa-título, apresentando um MV em tons escuros que combinam com a história retratada e coreografia intensa. Já ‘Black Swan’, o segundo single, se trata de uma canção que realça as habilidades do Jimin no ballet e dança contemporânea. Além disso, segundo o Spotify, a música é um emo hip-hop com um toque de Cloud rap, trap, batidas de bateria, e sons melancólicos de guitarra criando uma perfeita harmonia.

Dominação mundial


O que parecia ser o auge da carreira de BTS, não era ainda seu momento de maior impacto mundial. Após ter uma turnê cancelada por causa da pandemia do Covid-19, o grupo passou a trabalhar em canções sobre os sentimentos desenvolvidos durante o período. Mas antes, eles lançaram sua primeira música completamente em inglês: Dynamite. Alcançando um grande sucesso no mundo todo, a fanbase do artista pareceu se tornar ainda maior.
Em novembro de 2020, com um som mais leve e reconfortante, foi lançado o álbum BE, que explora a monotonia da vida em quarentena sem deixar de espalhar uma mensagem de esperança. Já em 2021, eles voltaram com ‘Butter’ em um pop animado, seguido de ‘Permission to Dance’ semanas depois. Também inteiramente em inglês, as duas músicas, assim como Dynamite, tem como objetivo despertar alegria em seu público devido ao momento delicado vivendo em pandemia.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Continue lendo
Clique para comentar
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments