Música
Especial Yolo: Folklore e Evermore
Yolo analisa Evermore e Folklore, álbuns produzidos pela Taylor Swift durante a pandemia da COVID-19
O Portal Yolo analisa obras produzidas durante a pandemia.
No dia 30 de agosto, a revista norte-americana Buste listou a cantora e compositora Taylor Swift como uma das “as melhores personalidades de todos os tempos” (GOATs). A publicação escreveu o impacto de Taylor na indústria da música com as regravações de seus trabalhos antigos e os álbuns escritos, produzidos e lançados durante a pandemia da COVID-19.
“Da mesma forma que Shakespeare escreveu King Lear durante a peste bubônica, Swift escreveu Folklore (2020) e Evermore (2020) e regravou seu segundo álbum, Fearless (Versão de Taylor) (2021) durante a pandemia – com muito mais a caminho de um artista que domina o mundo”
Mehak Anwar e Claire Fox para Bustle
Lançado em 24 de julho de 2020, Folklore chamou a atenção assim que foi anunciado, na véspera da estreia. A estética e nome das 16 músicas aumentaram a sensação de ansiedade para a surpresa que Swift planejou.
A sonoridade folk do disco era um desejo de todo swiftie, fã da Taylor, ouvir da cantora. Mas, o que surpreendeu, foram as letras. Ao contrário de todos os projetos anteriores, o Folklore quase não tem inspiração na vida pessoal de Swift. Ou seja, as composições são feitas a partir de histórias das vidas de outras pessoas ou personagens imaginários, como é o caso do triângulo amoroso principal do álbum.
Betty e James vivem uma fase turbulenta no romance após Inez contar a garota sobre a traição de seu amado com a “Augustine”, como é chamada a garota da música de August que, infelizmente, não tem nome oficial. Cada personagem dessa história tem sua música, sendo a música “Betty”, a versão dos fatos da visão de James, “Cardigan”, na visão de uma Betty adulta e “August” é a outra ponta do triângulo.
Junto ao lançamento do álbum, a música “Cardigan” foi divulgada com um videoclipe especial:
No documentário “Folklore: The Long Pond Studio Sessions”, Taylor conta que, em sua imaginação, Betty e James continuam juntos até a vida adulta e “superam” essa traição. Esta produção audiovisual conta sobre como cada uma das músicas do Folklore foi criada. Entre superação de vícios e feridas de traições de amizades, os cenários imaginários do álbum surgiram na mente de Taylor e dos produtores Jack Antonoff e Aaron Dessner.
Além do trabalho de composição excelente, característico do trabalho de Swift, a produção do Folklore se destaca. Definido como um “indie folk, eletro-folk e chamber pop com elementos de eletrônica”, o Folklore explora várias batidas indies com sintetizadores já conhecidos no trabalhado de Antonoff.
Esta complexidade sonora e lírica renderam ao Folklore o prêmio de Album Of The Year no Grammy de 2021. Assim, Taylor se tornou a única artista feminina a receber o AOTY três vezes: a primeira com Fearless e a segunda com 1989.
O namorado de Taylor, Joe Alwyn, também participou das composições dos álbuns com o pseudônimo de William Bowery. Em seu discurso no palco do Grammys, a cantora agradeceu ao parceiro: “Joe, que é a primeira pessoa que eu toco todas as músicas que eu escrevo, eu tive o melhor tempo da minha vida compondo com você”.
Além disso, a cantora também agradeceu a Blake Lively e Ryan Reynolds, que são amigos de Swift. O casal tem três filhos, James, Inez e Betty, que são os nomes citados no “universo” do Folklore. Taylor também agradeceu as crianças.
Eu quero agradecer a James, Inez, and Betty e seus pais (Blake Lively e Ryan Reynolds) que são as segundas e terceiras pessoas que eu toco todas as novas músicas que eu escrevo. Mas, principalmente, eu gostaria de agradecer aos fãs. Vocês nos encontraram neste mundo imaginário que nós (Swift, Aaron, Antonoff e Alwyn) criamos, e nós não conseguimos dizer o quanto nós estamos honrados por isso. Muito obrigada. E obrigada a Recording Acadamy. Nós nunca vamos esquecer o que vocês fizeram por nós. Muito obrigada.
Taylor Swift
Seguindo a lista de conquistas de sucessos de Swift, no dia 11 de dezembro de 2020, dois dias antes do aniversário de 31 anos da cantora, o álbum “irmã” do Folklore, o Evermore, foi lançado. A sonoridade seguiu para um caminho mais country e as letras mais maduras.
O álbum veio com o video da canção “Willow”, que é uma continuação da história do clipe de “Cardigan”.
A canção “Happiness” fala sobre um divorcio, já “Champanhe Problems” é sobre não estar pronta para “avançar com a relação”. Em tom de “brincadeira”, Taylor e as irmãs HAIM se unem para matar um marido infiel em “No Body, No Crime”.
A parceria com Bon Iver foi repetida na música título, Evermore. Mas, a colaboração destaque do álbum é “Coney Island”, com o The National. A canção, que foi escrita com o namorado de Taylor, fala, conforme os fãs, sobre os relacionamentos passados na cantora.
Em uma conversa sobre os “bastidores” do Evermore, Aaron Dessner contou que Swift escreveu a música “‘tis the damn season” após um jantar. Conforme o produtor, a cantora teve a ideia da narrativa da canção ‘do nada’ e o mandou os primeiros versos da música.
Promoções:
Para promover os álbuns, Taylor lançou várias “coletâneas” que misturam as canções dos dois discos. Como ‘The “Ladies Lunching” chapter’ que une todas as músicas com títulos com nomes de mulheres.
Além disso, a cantora disponibilizou vinis e físicas dos álbuns e das coletâneas para a venda, nas versões originais e delux, que contam com músicas especiais.
Em razão da pandemia, Taylor não promoveu uma turnê para divulgar os álbuns. Mas, a cantora realizou algumas performances ao vivo das canções em premiações, como no Grammys 2020.
Taylor também disponibilizou, em seu site oficial, a “merch” oficial dos álbuns, que conta com canecas, roupas, assessórios e… o cardigã. Amigas da cantora, como as modelos Cara Delevingne e Kaia Gerber, divulgaram as peças em suas redes sociais.
Billboard HOT 100
As principais canções dos álbuns, Willow e Cardigan, debutaram em primeiro lugar na parada musical HOT 100 da Billboard.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.