Curiosidade
Mestre e aluna: a relação entre Lana Del Rey e Billie Eilish
Conversa entre as artistas foi o tema do artigo de capa de Del Rey para revista Interview
Estar frente a frente com um ídolo para conversar sobre carreira, não deve ser uma tarefa fácil. Principalmente, se você está no centro da indústria do entretenimento. A cantora Billie Eilish recebeu a missão de entrevistar a diva dela, Lana Del Rey, para capa da revista ‘Interview‘.
A trajetória delas tem várias similaridades: sad pop, tom baixo na voz, letras confessionais que abordam saúde mental e relacionamentos abusivos, persona marcante no imaginário público e produções misturam gêneros musicais.
O artigo é uma conversa entre as artistas, que brincaram que a relação delas é como um “mestre” e “aluna“. Elas contaram bastidores e fizeram paralelos entre as experiências que tiveram como mulheres na música.
Respeito e amor
Eilish reforçou a admiração por Lana, que é uma das principais inspirações na carreira musical. Para ela, a veterana revolucionou a industria da música com a forma única de cantar e composições, com foco no storytelling.
“Eu sinto como se eu nunca tivesse ouvido algo tão atenciosamente na minha vida. Eu me sinto como uma estudante”, disse Billie após Lana descrever o processo que a levou a compor da maneira que faz hoje.
“Isso me deixa muito feliz. A coisa boa de ouvir essa aula é que eu sou uma professora confiável. Se alguém quer saber como passar por uma tempestade e saber que tudo vai passar, eu consigo dar essa aula”, respondeu Lana rindo.
Inspiração
A conversa para o artigo da Interview mostrou um outro lado da relação das duas que a gente ainda não conhecia. As cantoras são próximas nos bastidores e compartilharam momentos de dificuldade.
Lana revelou que, certa vez, passava por uma situação difícil e estava em dúvida se tinha ou não tomado a decisão correta. A angústia só passou quando recebeu uma mensagem aleatória de Billie sobre o quanto ela é uma inspiração.
O amor da conversa foi transcrito no título e também na escolha da data de publicação: 14 de fevereiro, dia dos namorados nos Estados Unidos. A conversa foi gravada cerca de um mês antes, em Los Angeles.
Leia mais: Artistas que são fãs de Lana Del Rey
Relação com a mídia
A persona pública de Lana Del Rey causa controvérsias desde que ela surgiu na mídia, em 2011. A principal crítica é que ela, supostamente, “glamouriza relacionamentos tóxicos”. Apesar do trabalho artístico dela não se resumir a letras de romance, essa ideia se prendeu no imaginário público.
Ela conta que nos primeiros anos de carreira não sabia lidar com esse lado da fama. Um dia, uma mulher desconhecida jogou um livro feminista na cantora enquanto ela comia em bistrô em São Francisco.
A artista também citou aspas de críticos de música e contou o caso de um jornalista que fez uma pergunta que poderia levá-la a uma frase polêmica ou controvérsia. Com o tempo e experiência, hoje, a cantora tem uma relação pessoal mais saudável com a mídia.
“Eu sei que o processo pelo qual passei não é o processo pelo qual muitas pessoas passaram. Todo mundo recebe seu quinhão de artigos de reflexão, mas definitivamente havia alguns artigos de 60 páginas sobre eu ser o rosto da ‘submissão feminina’ e o ‘pró-doméstico sei lá o quê’. Isso foi muito difícil, porque na época, eu estava apenas tentando entender as coisas. Eu decifrei o código e percebi que eles estavam explorando o fato de que havia algo um pouco estranho e diferente acontecendo comigo, mas eu realmente não sabia disso. […] Isso abriu uma porta para eu pensar sobre como tudo tinha acontecido, desde que eu era pequena até agora. Esse foi um presente muito oculto”.
lana del rey sobre a percepção do público sobre letras e como ela cresceu pessoalmente com críticas
Billie comentou que sente que o “mundo a odeia”. Mas, Lana argumenta que essa dificuldade de barrar os comentários negativos e percepções erradas acontecem com “pessoas boas”. Ela completa que nunca tinha visto a outra em polêmicas, a não ser que fosse sobre um relacionamento amoroso.
“É quase como se houvesse um escudo ao seu redor. Acho que é porque você revelou tanto que não há nada a dizer sobre você. Comigo, se as pessoas sentem que há uma brecha, há muito o que refletir sobre isso. […] Sempre senti que existe um calor tão grande entre você e sua família“, disse ela sobre sua visão da relação familiar de Billie Eilish.
Respeito mútuo
Lana não foi a única que recebeu elogios durante a entrevista. Del Rey revelou que conversou com empresário dela sobre Billie assim que viu uma apresentação pela primeira vez.
“Eu estava tipo, ‘Esta é a garota. Ela não é apenas talentosa. Você pode dizer que ela é gentil. Não parecia que você estava aspirando a ser alguma coisa. É uma loucura ter essa qualidade mágica'”, contou.
Novo álbum
Assim como todos os fãs de Lana neste momento, Billie quis saber o que se pode esperar para o novo álbum, ‘Did You Know That There’s a Tunnel Under Ocean Blvd’, que será lançado em março.
Segundo a cantora, que já divulgou dois singles do trabalho, o projeto é bem confessional. A ideia inicial seria estar nua na capa, mas preferiu engavetar a proposta para um futuro. “A parte boa é que se você ouvir as músicas com muito cuidado, elas são reveladoras da mesma foram que a foto seria”.
A inspiração para o disco veio de pesamentos sobre “o bem, o mal” e família. As canções já divulgadas provam o que ponto de Lana citou na entrevista: as composições soam como se ela estivesse conversando e as batidas seguem um ritmo.
Em ‘American whore’, música lançada nesta terça-feira (14/2), Lana canta sobre sua visão de liberdade e como ela se vê. A letra tem um tom irônico e o som lembra antigos trabalhos da artista no segundo ato da faixa, que é mais puxado para o trap.
Escute:
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.