Cinema
Yolo Indica: “Retrato de Uma Jovem em Chamas”
Que tal um romance para o fim de semana? O Portal Yolo indica o filme francês “Retrato de Uma Jovem em Chamas”. Dirigido por Céline Sciamma, a produção de 2019 conta a história de Marianne, que é contratada para pintar Héloïse para o seu casamento sem que ela saiba.
A história se passa na França do século 18 e mostra o desenvolvimento de um amor entre as mulheres.
O filme recebeu várias críticas positivas da crítica especializada e ganhou o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes e da Palma Queer, que é para a melhor obra de temática LGBT.
Por trás das câmeras, também houve uma história de romance. A atriz Adèle Haenel, que faz a Héloïse no filme, namorou a diretora, Céline, namoram por um tempo. Elas se conheceram nas gravações do filme “Lírios d’água”.
O namoro ficou público quando Adele agradeceu a namorada no palco da premiação César. “Acima de tudo, eu quero agradecer à Céline porque… voilá! Porque eu a amo”, disse.
A atriz comentou que seu relacionamento com a diretora era diferente de tudo que ela viveu anteriormente. “Ela era uma pessoa que me ouvia, cuidava de mim, ela escutava a minha raiva e, juntas, nós encaravamos a vida e levantávamos”, disse a artista em entrevista à revista Mediapart, em 2020, quando o casal já havia se separado.
A relação também evoluiu para o lado profissional. Adele contou que, durante o relacionamento, as duas conversaram bastante sobre cinema e arte. Elas se tornaram parceiras no ambiente de trabalho e atuaram em várias produções juntas, até mesmo após o término.
Em entrevista à Vanity Fair, a diretora contou que o “Retrato de Uma Jovem em Chamas” é inspirado no relacionamento de Celine e Adele.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.