Cinema
Top 15 melhores filmes da década (2011-2020)
A década de 2010 pode ser considerada uma das melhores da história do cinema. Nos rendendo grandes momentos dentro e fora das telas, a década foi revolucionária das técnicas de produção ao modo de distribuição. Vimos mudanças que jamais pensávamos, como a prisão de Harvey Weinstein e outros grandes nomes da indústria por assédio sexual. A ascensão da Marvel como um grande estúdio de cinema e a mudança no modo de fazer filmes de terror com longas como Corra!, Midsommar e Hereditário.
A entrada da Netflix no mundo da produção com o longa Beasts of No Nation também foi outro fator determinante na evolução da indústria, que teve nos serviços de streaming sua maior inovação. Também foi uma década de discussão de temas como o racismo, homofobia, gênero, sexualidade e machismo, temas antes pouco ou nada discutidos.
Mas qual foram os melhores filmes lançados nesse período? Nessa lista, iremos citar os 15 melhores filmes da década. Vamos citar como menções honrosas também, os ótimos JoJo Rabbit, Perdido em Marte, Toy Story 3 e 4, Coringa, História de Um Casamento e Django Livre.
15 – Mad Max: Estrada da Fúria (2015)
O diretor George Miller volta nesse filme de futuro pós apocalíptico com um trabalho primoroso. Mad Max foi revolucionário no jeito de se fazer filmes de ação. Se antes a regra era usar tela verde e cenas com inúmeros cortes para disfarçar alguma dificuldade do ator com a cena, o longa fez com que a nova regra fosse o uso de efeitos práticos e planos sequências impressionantes. Além disso, o filme conta com uma fotografia surpreendente, tendo sido rodado quase inteiramente em desertos pelo mundo.
Assista em: Netflix
14 – Pantera Negra (2018)
Primeiro filme de um super-herói negro, Pantera Negra foi sucesso de público e crítica, chegando a arrecadar mais de US$ 1 bilhão nas bilheterias. O filme que marcou o nome de Chadwick Boseman na história foi de grande importância para a comunidade negra mundial, discutindo racismo, imperialismo e as heranças desses períodos de opressão. Além disso, a estética afrofuturista do filme abriu espaço para que outros tipos de histórias negras possam ser contadas no futuro.
Assista em: Disney +
13 – Vingadores: Guerra Infinita (2018)
Lançado em 2018, Vingadores: Guerra Infinita foi o resultado de 10 anos de filmes se juntando em uma só história com um novo vilão, Thanos. O filme foi tudo que os fãs da Marvel pediam e um pouco mais, com o universo criado nos cinemas chegando ao seu ápice.
As cenas de luta impressionantes, cheias de efeitos visuais com a ótima direção dos irmãos Russo ajudam a melhorar um filme que já tinha tudo para ser bom e tem um final inesperado para os fãs do estúdio, que não estavam acostumados com o vilão vencendo no final.
Assista em: Disney +
12 – O Lobo de Wall Street (2013)
Um dos melhores filmes da carreira de Martin Scorsese, o filme conta a história de Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) um ex-corretor da bolsa de Nova Iorque que nos anos 90 fez sua fortuna com venda de ações, crimes e corrupção.
O Lobo de Wall Street pode ser visto como uma crítica ao dinheiro e como ele pode corromper uma pessoa, que é basicamente o que vemos durante todo o filme com cenas propositalmente exageradas que mostram os excessos cometidos pelo protagonista.
Assista em: Amazon Prime Video
11 – Infiltrado na Klan
Nesse filme, Spike Lee conta a história baseada em fatos reais de Ron Stalworth (John David Washington), um policial negro que em 1978, se infiltrou na Ku Klux Klan. Lee tem nesse filme uma marca registrada de sua carreira, a ironização da burrice, afinal, Infiltrado na Klan é um ataque direto a extrema direita americana, fato que fica ainda mais claro na cena final.
O filme é cheio de momentos de comédia, mas também tem cenas para relembrar a gravidade do assunto que estamos vendo em tela.
Assista em: Amazon Prime Video
10 – Soul (2020)
A animação mais recente da Pixar que traz um surrealismo ao mesmo tempo que trata de assuntos muito reais. O filme conta a história de Joe, um professor de música que morre no dia que recebe a grande chance de realizar o seu sonho e, inconformado com o destino que teve, Joe tenta voltar a vida.
Soul traz discussões sobre propósito, autodescoberta, escolhas da nossa vida e vida após a morte, sendo assim o filme com a temática mais complexa já feito pelo estúdio.
Assista em: Disney +
9 – 12 Anos de Escravidão (2013)
Esse drama de Steve McQueen conta a triste história real de Solomon Northup (interpretado por Chiwetel Ejiofor), um homem livre, que é sequestrado e vendido como escravo. O filme acompanha esse período da vida de Solomon e aborda as crueldades que sofreu de forma intensa e necessária, para que não nos esqueçamos os horrores que ocorreram na escravidão.
O roteiro e direção dão ainda mais espaços para os atores como Chiwetel Ejiofor, Lupita Nyong’o, Benedict Cumberbatch e Michael Fassbender brilharem. Além disso, o longa é uma aula de como se contar uma história do tipo, sem poupar o espectador. Não é atoa que o filme foi premiado com o Oscar de melhor filme em 2014.
Assista em: O filme não está disponível em nenhum streaming no Brasil
8 – La La Land (2016)
Um dos grandes diretores da década foi Damien Chazelle, que nesse longa tenta trazer de volta o prestígio aos musicais. La La Land conta a história de amor Mia (Emma Stone), uma atriz que está tentando se estabelecer em Los Angeles e do pianista Sebastian (Ryan Gosling) que quer abrir uma bar de jazz. O filme busca sair do clichê, mostrando que no tipo de vida que os personagens levam, é preciso fazer sacrifícios e quais são as consequências desses sacríficios.
No longa que deu um Oscar ao diretor, Chazelle busca fazer uma homenagem à era de ouro dos musicais e à cidade de Los Angeles, com uma fotografia linda, com cores vivas para mostrar a sua beleza.
Assista em: Netflix
7 – Bacurau (2019)
Bacurau surgiu como o grande nome do cinema brasileiro em 2019. O filme é muito diferente daquilo que víamos no cinema nacional, trazendo críticas ao regionalismo, imperialismo, a política de negligência que usa áreas carentes para continuar no poder, como vemos o personagem do prefeito fazer e a forma que ignoramos nossa história e a história do local em que estamos.
Kleber Mendonça Filho não poupa o espectador de suas críticas e traz uma violência gráfica que se encaixa no contexto do filme.
Assista em: TeleCine Play
6 – Ela (2013)
Dirigido por Spike Jonze, Ela conta a história de Theodore (Joaquin Pheonix) que está deprimido após o termino de um relacionamento. Infeliz com sua vida, Theodore compra um sistema operacional com uma inteligência artificial que aprende e se adapta de acordo com as respostas que recebe e assim, ele começa a se apaixonar por Samantha (Scarlett Johansson), seu sistema operacional.
O filme traz um ótimo roteiro, com críticas a um novo estilo de vida contemporâneo, questionando diversas vezes o que é um relacionamento e o que é real num mundo cada vez mais digital onde relações interpessoais estão cada vez mais distantes. Além disso, para os fãs, Joaquin Phoenix está brilhante nesse filme e Scarlett Johansson faz sua presença ser sentida sem nunca ser vista em tela.
Assista em: O filme não está disponível em nenhum streaming no Brasil
5 – Whiplash: Em Busca da Perfeição (2014)
Whiplash surgiu como um despretensioso filme sobre um jovem baterista que quer ser um dos maiores que já existiu e para isso, está disposto a sacrificar o que for preciso. No longa que trouxe Damien Chazelle para os holofotes vemos o preço da busca por sucesso a qualquer custo e as consequências de relações abusivas, já que o professor do protagonista é extremamente abusivo com seus alunos.
Para os amantes de música esse com certeza é um filme para se conhecer, com uma cena de encerramento nada menos que incrível.
Assista em: Paramount + (canal disponível dentro do Amazon Prime Video)
4 – Corra! (2017)
Em Corra! vemos uma premissa extremamente simples, Chris (Daniel Kaluuya), um jovem afro-americano vai visitar os pais de sua namorada branca pela primeira vez, mas tudo dá errado. O filme brinca com gêneros e vai da comédia ao terror com muita facilidade e Jordan Peele, diretor, conduz a tensão do filme como ninguém.
O filme busca retratar os EUA no período pós-Obama, onde por mais que mudanças tenham sido alcançadas, algumas coisas ainda continuam as mesmas, como o racismo e a falsa igualdade que tenta ser imposta pelos pais da namorada de Chris.
Assista em: TeleCine Play
3 – A Chegada (2016)
Se hoje Denis Villeneuve é um dos melhores diretores da atualidade, muito se deve a A Chegada. Esse longa de ficção científica conta sobre uma aparente invasão alienígena e acompanha Louise (Amy Adams) e Ian (Jeremy Renner), uma linguista e um matemático que são encarregados de fazer contato com uma das naves e aprender a conversar com aqueles alienígenas.
Mesmo com uma premissa aparentemente simples o filme surpreende com uma discussão sobre linguagem e como nos comunicamos uns com os outros. Apesar de ser uma ficção, Villeneuve conduz o suspense e a tensão com maestria do início ao fim, entregando uma reviravolta e um final inesquecíveis.
Assista em: Netflix
2 – Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016)
Um dos filmes mais importantes da década, Moonlight: Sob a Luz do Luar, mostra a vida de um jovem negro durante três fases de sua vida, infância, adolescência e vida adulta, e as dificuldades sua vida enquanto descobre sua sexualidade. Barry Jenkins conduz a trama de forma muito sensível e intimista, mostrando que pode ser um grande diretor no futuro.
O filme que participou do momento mais memorável da história do Oscar, abriu portas para a representatividade no cinema e quebrou com a antiquada frase “quem lacra não lucra”, com aumento notório no número de filmes sobre representatividade de minorias na categoria de Melhor filme na premiação.
Assista em: O filme não está disponível em nenhum streaming no Brasil
1 – Parasita (2019)
Parasita é outro filme que brinca com vários gêneros, no início se parece uma comédia dramática familiar, depois vira quase um filme de assalto, para no final se tornar um suspense. O longa conta a história da família Kim e sua tentativa de subir na vida quando eles começam a trabalhar na casa de uma família rica da cidade que moram.
Esse foi outro filme que fez história, sendo o primeiro filme em língua não-inglesa à ganhar o prêmio de Melhor filme no Oscar. Bong Joon-Ho, diretor e roteirista do longa debate desigualdade social e a falta de oportunidades de mudança de vida para pessoas de classes sociais mais baixas.
Assista em: TeleCine Play
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.