Só há uma certeza com o grupo de kpop Red Velvet: elas nunca entregam o mesmo trabalho duas vezes. Sob a administração da SM Entertainment, o girl group surgiu, em 2014, com a proposta de explorar dois conceitos principais: sexy e alegre. Mas, na prática, os lançamentos ultrapassam esta definição.
Com o conceito “RED”, o grupo mostra um lado mais alegre, divertido, cativante e colorido. Já o “VELVET” teria uma imagem mais sexy, feminino e poderosa. Assim, o Red Velvet transitaria entre estes conceitos.
Sonoramente, estes conceitos são bem distintos. O “RED” tem um som pop e bubblegum e o “VELVET” é baladas e R&B. Assim, até mesmo as roupas, maquiagens e cabelos são influenciados por esta definição
Além disso, o grupo consegue fazer um “mix” entre os dois conceitos e apresentar uma estética única a cada comeback. Essa versatilidade do grupo é reconhecida por fãs e por críticos. Em 2018, a revista Time nomeou o Red Velvet como um dos melhores grupos de K-pop da história.
Em agosto de 2014, o grupo debutou com a música “Happiness” que seguia o conceito RED. As integrantes Irene, Seulgi, Wendy e Joy estavam com cabelos coloridos com suas cores de representação.
Nesta era fomos apresentados às cores cada membro:
Irene: cor rosa
Seulgi: amarelo/laranja
Wendy: azul
Joy: verde
Este lançamento apresentou ao público o conceito RED, com cores fortes, “alegria” no ar, letra sobre “não querer amadurecer” e figurinos de líderes de torcida.
Após o debut, em outro de 2014, as garotas fizeram um lançamento especial com um cover da música “Be Natural”, original do grupo SES. O comeback mostrava o lado VELVET, com uma imagem mais sexy das integrantes.
As garotas vestiam terninhos e tinham o cabelo completamente preto.
No ano seguinte, em março de 2015, o Red Velvet voltou com “Ice Cream Cake” e teve a adição de uma nova integrante na formação, a Yeri. A nova integrante, que é a mais nova do grupo, recebeu a cor roxa como oficial.
A música tem um som marcante e conta com um rap forte de Irene e Joy. Mas, a estética do MV e da coreografia montaram o tom da Era. Com elementos fofos e sexy, a canção foi sucesso na Coreia do Sul e no exterior.
Para ter essa imagem, todas integrantes estavam loiras neste lançamento, com exceção da Joy que estava ruiva. Além disso, as saias rodadas com tops “fofos” reforçam a estética.
Aliás, este foi o primeiro lançamento do grupo em que os fãs conheceram o famoso “gato branco”.
Em paralelo a Ice Cream Cake, o grupo também lançou Automatic que trabalhou uma imagem 100% sensual. O videoclipe da canção focou nas integrantes mais velhas, Irene, Seulgi e Wendy, para trabalhar este conceito.
Fugindo totalmente do conceito sexy, o grupo voltou com a música “Dumb Dumb” e primeiro álbum The Red, que explora esse lado Red Velvet.
O comeback usa e abusa de feições fofas sem deixar a produção musical única do Red Velvet. Aliás, o rap da Irene e da Joy fazem referência a clássicos do rei do pop, Michel Jackson.
Com o vídeo de Dumb Dumb, o grupo começou com uma tendência que estaria presente em todos os lançamentos do conceito Red: elementos sombrios em meio de imagens alegres e fofas. No music vídeo, as integrantes estão em uma fábrica de bonecas que produzem versões delas mesmas. Algo como clones.
Em 2016, foi a vez do conceito Velvet brilhar. As garotas lançaram o álbum “The Velvet”, que tem a balada “One Of These Nights” como canção principal. O lançamento fugiu do “sexy” e mostrou os vocais das integrantes.
Os visuais mostram uma classe e elegância das integrantes.
O vídeoclipe é uma homenagem às famílias das vítimas do Naufrágio do Sewol, que aconteceu em 2014 e resultou em 305 mortes. A maioria dos passageiros eram estudantes.
No mesmo ano, o conceito Red voltou com a música “Russian Roulette“. A canção parece fofa, mas a letra e clipe tem mensagens ocultas e sombrias. O som predominante é o bubblegum e o lançamento é o conceito Red puro!
Em várias cenas do videoclioe, as integrantes tentam matar umas as outras. Mas, quando era para ser a hora da morte, a cena é substituída por uma animação como Tom e Jerry. Aliás, elas parecem bonecas em alguns momentos.
Para este lançamento, todas as integrantes pintaram o cabelo de forma única. Seulgi com o cabelo laranja, Joy com amarelo, Yeri com vermelho e Irene com rosa. Wendy pintou com um castanho claro.
Caso você use TikTok, a música e a dança de Russian Roulett são familiares em razão dos challenges.
Em 2017, foi a vez de Irene manipular as outras garotas em “Rookie“. A música não agradou uma parte do fandom em razão da letra repetitiva e os instrumentais que grudam na cabeça, típico bubblegum pop. Por outro lado, foram esses elementos que fizeram da canção um sucesso.
A coreografia “fofa” porém complicada também agradou o público. Mais uma vez, elas pareciam bonecas “brincando” e “dançando”.
Na estética, o clipe soa como uma “viagem” alucinante em que um monstro guia as garotas por caminhos incríveis. A cor roxa prevalece sob a maioria dos cenários e figurinos.
Mas, o que marcou mesmo a era foi o short hair icônico da Joy e o cabelo azul da Wendy e vermelho da Irene.
É o sabor vermelho, sabor do verão. Ainda em 2017, o Red Velvet mostrou ser as “rainhas do conceito verão” com a música “Red Flavor”.
A canção tem o carisma e a alegria do conceito RED porém, mais maduro. A estética mostra cada integrante se divertindo com roupas leves e curtas. Além disso, tivemos visuais memoráveis, como o Red Hair da Joy e o Blond Hair da Wendy e da Yeri (que parecia uma Barbie).
Para este conceito, cada garota foi representada por uma fruta.
FRUTAS:
Irene: melancia
Seulgi: abacaxi
Wendy: laranja
Joy: Kiwi
Yeri: uva
Apesar de todas as integrantes fazem de tudo um pouco, ou seja, vocal e rap, nessa era, o Red Velvet passou por uma “mudança de posição não-oficial”. A Joy tornou-se parte oficial da vocal-line e a Yeri, a lead rapper. Ou seja, a Yeri, de Red Flavor para frente, assume os raps das músicas ao lado da Irene, que é a main rapper.
O ano de 2017 foi fechado com chave de ouro. O full album “The Perfect Velvet” foi lançado junto ao single de trabalho “Peek-a-Boo”. Como o nome já diz, a canção trabalhou o conceito VELVET ao extremo.
No videoclipe, as garotas estão em uma casa se preparando para matar alguém. As principais vítimas são os entregadores de pizza. Todas as cenas tem um filtro cinza que deixa tudo mais frio e sexy.
A estética do clipe e do photoshoot são extremamente únicas. Uma obra de arte.
No ano seguinte, o grupo lançou o repackage do album chamado “The Perfect Red Velvet”. O single de trabalho foi “Bad Boy“.
Se você sabe um pouco de kpop, esta música você conhece.
Em meio a tons rosas, vermelhos, preto e branco, o clipe segue a estética de “assassinas sexy”. Mas, com um tom especial de charme e muito romance.
As fotos promocionais mostram um lado que, até então, nunca tínhamos visto do grupo.
Os figurinos tinham correntes, meia rastão, coturno, vestido tubinho, croppes e muita maquiagem forte. E tudo combina perfeitamente com a coreografia.
O primeiro lançamento japonês do Red Velvet aconteceu em 2018. #CookieJar tem uma imagem fofa e sexy, mas é um conceito RED. Assim como outros clipes do grupo, não se deixe enganar pelos tons pastéis e ritmo alegre.
O vídeoclipe mostra, mais uma vez, as garotas tentando matar umas as outras.
Let’s power up! O lançamento de versão de 2018 do Red Velvet é um dos maiores sucessos comerciais do grupo. A música “Power Up” alcançou o primeiro lugar de todos os charts musicais coreanos simultaneamente.
Qual o segredo da canção? O bubblepop e o carisma do conceito Red com toques únicos de refrescância e muita energia. Apesar disso, as integrantes levam um toque sexy ao clipe e a faixa.
Nesta era fomos apresentados aos animais de cada uma das integrantes
Irene: coelho
Seulgi: urso
Wendy: esquilo
Joy: pintinho (sim!)
Yeri: tartaruga
Após o sucesso de Power Up, era esperado que o grupo lançasse algo que fosse tão comercial quanto. Porém, RBB (Really Bad Boy) fugiu de todas as expectativas. A canção mistura 3 ritmos diferentes e conta com gritos da integrante Irene no meio dos versos.
Alguns dizem que soa como uma mistura barrulhenta sem nexo. Outros aclamam e afirmam que como a “Bohemian Rhapsody” do kpop.
Mas, é inegável que o grupo fez algo totalmente diferente do que havia feito antes. Do som aos visuais: era tudo novo.
Nesta era, o Red Velvet começou a usar visuais “estranhos”, que viraram sua marca registrada. Um grande salve para o blond hair da Seulgi, conhecido com Blondgi, que foi um bônus para RBB.
Este conceito é impossível de colocar como RED ou VELVET, somente o RED VELVET consegue.
O ano 2019 começou com um lançamento japonês: Sappy. A canção é um bubblegum pop com o refrão que gruda. O clipe usa de elementos já familiares para o Red Velvet, como a “duplicação” de membros e cenas e cores pastéis.
Vale ressaltar que as fotos promocionais mostravam um conceito de “floristas” que são belas como flores. As garotas estavam no AUGE da beleza.
Mas, falando em AUGE da carreira, chegamos a era “The ReVe Festival”. O projeto consiste em 3 partes: Day 1, Day 2 e Finale. A capa de é formada por elementos que remetem as eras anteriores, como o gato de Ice Cream Cake e o monstro de Rookie.
O primeiro lançamento foi o “The ReVe Festival: Day 1”, que teve o lançamento de Zimzalabim. Assim como RBB, a música é uma mistura de sons organizados. O conceito sonoro foi levado visual e mostrou as integrantes donas de um parque de diversões mágico.
Os visuais “estranhos” foram levados a um extremo e são considerados, por muitos, um dos figurinos mais feios do kpop. Mas, é inegável como a estética ficou marcada no kpop.
Outra vez, não conseguimos distinguir o RED e o VELVET, já que há elementos sexy, femininos e soft, ao mesmo tempo que é alegre, energético e fofo.
Em seguida, o Day 2 trouxe o conceito RED de volta ao verão. Em “Umpah Umpah”, as garotas estão curtindo a estação com tudo o que tem direito: praia, sol, piscina e… chuva.
O lado “fofo” e carismático das integrantes é bastante trabalhado. Mas, a letra tem um significado bem sombrio.
“Umpah Umpah” é um som usado para ensinar pessoas a aprenderem a nadar. Assim, o “aluno” segue a voz do “instrutor” para abaixar e levantar a cabeça da água. Mas, na música, as garotas cantam “umpah – pah”, cortando uma parte da respiração, pela contagem do som, da pessoa que está nadando. Tirem as próprias conclusões…
Em uma cena do clipe, a Seulgi sobe no telhado enquanto está chovendo para mexer na antena da TV… Qual a chance de dar certo?
O festival chega ao fim com “Psycho”, no início de 2020. Com certeza, essa é uma das eras mais bonitas do Red Velvet, se não, a mais bonita. Desde o photoshoot aos figurinos das performances, tudo tem um tom de mistério, elegância e sensualidade.
A canção também ficou em primeiro lugar em todos os charts sul-coreanos simultaneamente.
Como um conceito “Velvet”, as batidas da canção soam melancólicas e poderosas, ao mesmo tempo. Além disso, a letra ajudou a popularizar a faixa, principalmente o rap da Irene, que comprova que ela é a visual original em razão da sua beleza extraordinária.
Em 2020, o grupo lançou a primeira sub-unit, Irene&Seulgi. O lançamento da música “Monster” ficou marcada pela quimica das integrantes e do conceito VELVET sombrio.
Apesar de ser um conceito sexy, vários elementos no clipe, na dança e nos visuais tinham algo “monstruoso”. Em certa cena, a Irene se transforma em um “demonio” ao cair dos colo de Seulgi.
Porém, o mini-álbum da dupla trouxe um conceito monocromático e colocava as garotas como “espelhos”. Esta ideia foi levada ao extremo na música e no clipe de “Naughty”, que elas fazem movimentos espelhados e com roupas que “se completam”. Bem artístico.
Abril de 2021 marcou o primeiro solo do Red Velvet. Com “Like Water”, a Wendy mostrou uma imagem pura e transparente como água. O mini-álbum de mesmo nome reforça a extensão vocal da idol.
No mesmo ano, a Joy debutou solo com o mini-album “Hello”, que é composto por regravações de músicas famosas. A faixa-título marca os vocais da idol e tem uma mensagem de alegria e esperança, assim como a personalidade pública da cantora.
Além disso, o videoclipe foi gravado na Ilha Jeju, onde a Joy nasceu e cresceu.
O tão aguardado lançamento do grupo unido finalmente chegou. Em agosto de 2021, fomos apresentados ao “Queendom”.
O comeback tem uma mensagem de amor próprio ao som de um bubblegum pop. Um conceito RED com toques de mistérios.
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