Curiosidade

Rebranding: Como Dove Cameron quebrou a imagem de ‘estrela da Disney’

A atriz e cantora Dove Cameron se apresentou duas para o público: a primeira como uma garota da Disney Channel e outra como uma artista edgy. Muitos fãs atuais dela nem imaginam que, em um passado recente, ela era uma das “faces” do canal de televisão infantil.

A partir de 2022, a carreira de Dove tomou uma direção – com uma imagem bem diferente daquela que ela apresentou 10 anos antes, quando protagonizou a série “Liv and Maddie”.

As mechas loiras e maquiagem fracas deram lugar a um cabelo longo e preto com os olhos marcados por uma make escura. As roupas, que antes eram quase infantilizadas, se tornaram peças escuras, com muitos acessórios, decotes e cortes ousados – e tatuagens. 

Apesar de ter mais de uma década de carreira, a cantora recebeu o prêmio de “Artista Revelação do Ano”no American Music Awards de 2022. Essa conquista só foi possível por conta de um rebranding na imagem pública dela. O termo se refere a uma estratégia de marketing em que empresas modificam a estética e conceito da marca para alcançar novos objetivos, sejam projetos ou públicos.

Artistas, além de seres humanos, também são marcas que movimentam milhões na indústria do entretenimento. Por isso, o posicionamento e imagem de um artista é muito importante para a carreira e o sucesso – ou falha – de um produto, que são lançamentos musicais, filmes, roupas, perfumes etc. Aliás, há profissionais especialistas para cuidar dessa parte da vida das estrelas. 

O Yolo analisou a trajetória de Dove Cameron para te contar como o rebranding dela foi tão sucedido. 

Época da Disney Channel

Em ‘Liv and Maddie’, Dove interpreta irmãs gêmeas com comportamentos opostos. A produção não conseguiu sair da bolha infantil, mas foi um sucesso no público alvo. Além das atuações, ela gravou músicas para a série, como “Better In Stereo” que alcançou o topo da Billboard Kid Digital Songs. 

A carreira musical em ligação com a Disney continuou com o filme ‘Descendentes’, em que ela interpretou Mal, a filha da Malévola. O longa foi lançado em 2015, com sequências em 2017 e 2019.

Entre 2013 e 2017, ‘Liv and Maddie’ esteve no ar. Assim, a cantora passou dos 17 aos 21 anos trabalhando na série. Assim, enquanto amadurecia e se tornava adulta, ela vivia em um ambiente que cobrava a perfeição conforme os ideais da Disney. Outros artistas que trabalharam na emissora, como Demi Lovato, Miley Cyrus e Selena Gomez, também relataram essa pressão no local de trabalho.

Na época de Descendentes e Liv and Maddie, a mídia se referia a Dove como “a nova princesa da Disney”, e, assim, vinculava a imagem dela aos padrões da emissora. Essa mensagem atingiu o público alvo, que abraçou a artista como um “ídolo infantil”.

Porém, em 2022, em entrevista ao Los Angeles Times, revelou que não se sentia similar a outras colegas da Disney.

 “Eu nunca tive aquele momento em que eu estava tipo, ‘Eu sou uma garota da Disney’. Eu nunca olhei para Miley [Cyrus] ou Demi [Lovato] ou Selena [Gomez] ou Zendaya ou Bella [Thorne] ou qualquer uma – Hilary Duff ou qualquer um que veio antes de mim – eu nunca olhei para eles e pensei que somos parecidas”,

dove cameron ao los angeles times

Além disso, ela comentou que “não se encaixa nos padrões” e tenta encontrar a própria autenticidade. “Eu sempre fui a estranha estranha que não pertence e que nunca vai se encaixar. Eu tinha uma enorme síndrome de impostora. Sentia como se estivesse usando uma máscara de borracha ou algo assim. Então, eu realmente não olho para mais ninguém para um roteiro. Quero dizer, toda essa narrativa de que eu estava na Disney e depois encontrei minha saída com uma música pop, foi um acidente total“, disse.

Pequenas mudanças

Durante o tempo na Disney, Dove se aventurou em alguns projetos mais maduros, como o filme ‘Barely Letha’l, produzido pela A24; o longa ‘Dumplin’, da Netflix, onde contracenou com Jennifer Aniston; e também no teatro, em que viveu Cher Horowitz no musical da Brodway inspirado em “As Patricinhas de Berverly Hills”. 

Na carreira musical, ela participou da banda “The Girl and the Dreamcatcher”, ao lado do ex-namorado Ryan McCartan. Com o fim do namoro, a dupla se separou e Dove assinou com a Columbia Records. 

Após a conclusão da franquia de “Descendentes”, em 2019, a imagem pública de Dove teve grandes mudanças. Assim como Miley Cyrus, Demi Lovato, Selena Gomez e Ariana Grande, a artista se distanciou dos papéis que a fizeram famosa. 

“Dark era”

Em 2021, Dove disse que estava “tentando deixar os dias de Disney Channel para trás”, durante entrevista ao quadro ‘Detector de Mentiras’ da Vanity Fair. No mesmo ano, ela entrou para o elenco da série “Schmigadoon!” da Apple TV+, e participou dos filmes “Isaac”, “Vengeance” e “Good Mourning with a U”.

Todos os projetos não eram voltados para o público infantil. Assim, a ideia de mudar a imagem da artista começou. O estilo estético dela ainda remetia aos projetos da Disney, como o cabelo loiro claro – quase platinado – roupas em tons claros e sem recordes, que não mostravam a pele, e maquiagens claras para destacar características do rosto. 

Desde que se assumiu como pansexual, em 2020, Dove começou a se expressar mais nos visuais. Em entrevista ao E!News, ela disse que foi a “melhor coisa que já aconteceu com ela”. “Mentalmente, estou muito melhor agora”, pontou. Desde então, ela se tornou um ícone queer e defende e representa a comunidade LGBTQIAP+.

O próximo passo foi natural: deixar o loiro de lado e pintar o cabelo de preto. “Eu tenho muita dor genuína e emocional relacionada com ser loira. Quando eu pintei meu cabelo, foi retomar a decisão de quem eu sou em contraste com quem eu deveria ser, Eu sinto que eu me divirto mais agora e também me sinto mais conectada comigo mesma. É muito louco como uma coisa tão pequena como a cor de cabelo pode fazer isso com a gente”, disse ao E!News. 

Assim como o cabelo, as roupas e as maquiagens também mudaram, com destaque para as fortes sombras nos olhos e penteados extravagantes. 

Essa mudança de imagem impactou na arte. Em 2022, o single “Boyfriend” deu início a uma nova era. A letra da música fala sobre conquistar uma garota que tem um namorado, conteúdo diferente das canções dos tempos de Disney. 

“Boyfriend” viralizou no Tiktok, com mais de 474,2 milhões de vídeos, e alcançou o TOP 10 da HOT 100 na Billboard. O lançamento impulsionou a carreira de Dove para além da bolha infanto-juvenil e, assim, ela conquistou uma nova fanbase, além de conseguir manter o público que cresceu com ela.

Essa transição mercadológica foi excelente, visto que ela não está mais marcada no imaginário público como ‘Liv e Maddie’ ou ‘Mal’ e recebeu prêmios de Artista Revelação com a nova imagem, mesmo tendo mais de uma década de carreira. 

Ana Raquel Lelles

Recent Posts

Conheça os 12 atores mais promissores de Hollywood, pela revista Elle

A revista revelou sua lista anual de atores para se ficar de olho no ano…

5 meses ago

Conheça Gracie Abrams: a nova voz do ‘Sad Girl Club’

A cantora e compositora americana Gracie Abrams lançou seu segundo álbum de estúdio, que conta…

5 meses ago

Yolo Indica: The Chosen

Como uma série independente consegue inovar uma história tão conhecida... e porque você deveria dar…

5 meses ago

Miley Cyrus e o Grammy: O que aconteceu com The Climb

A indicação de The Climb foi excluída da premiação em 2010; A artista só recebeu…

5 meses ago

Não confie no que estes personagens te contam!

Indicações para o fim de semana: Filmes com protagonistas nada confiáveis

5 meses ago

Yolo Indica: Vidas Passadas

Filme recebeu as indicações ao Oscar 2024 nas categorias de Melhor Filme e Roteiro Original

6 meses ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!