“Água, Terra, Fogo, Ar. Há muito tempo, as quatro nações viviam em paz e harmonia. Tudo isso mudou quando a Nação do Fogo atacou. Só o avatar domina os quatro elementos e pode impedi-los. Mas quando o mundo mais precisa dele, ele desaparece. Cem anos se passaram e meu irmão e eu (Katara) descobrimos o novo avatar: um garoto dominador de ar. Embora sua habilidade com o ar seja ótima, ele tem muito o que aprender antes que possa dizer: eu sou Aang. Mas eu acredito que o Aang possa salvar o mundo”
Abertura da série Avatar: a Lenda de Aang
É assim que começa a história de ‘Avatar: a lenda de Aang’, uma das animações mais bem sucedidas da Nickelodeon. O enredo é um universo onde as pessoas conseguem controlar os quatro elementos: água, fogo, ar e terra. E, somente o avatar consegue controlar os quatro ao mesmo tempo.
Nesse universo as sociedades foram montadas de acordo com a dominação dos elementos. Ou seja, foi formada a Nação do Fogo, onde os dominadores de fogo viviam em grupo. Dessa forma, as tribos desenvolveram características únicas baseadas no elemento que dominam e as personalidades dos habitantes também foram influenciadas pela dominação.
Na série Avatar: a lenda de Aang e Avatar: a lenda de Korra, é possível ver as pessoas com personalidades bem características dos quatro elementos. Em um episódio de Lenda de Aang, o tio Iroh explica para o Zuko a importância de ter os quatro elementos equilibrados em seu corpo. Assim, Iroh apresentou traços marcantes dos moradores das quatro nações.
“Fogo é o elemento do poder. As pessoas da Nação do fogo tem desejo e força para conquistar aquilo que querem”
Tio Iroh
Segundo a teoria dos elementos, fogo é o nascer e a destruição. Assim, as pessoas de fogo são como fênix: têm a força para sair de situações difíceis e reconstruir a vida, porém são impulsivas e podem destruir boas relações.
Na Lenda de Aang, a Nação do Fogo começou a ‘Guerra de 100 anos’ ao tentar dominar todo o mundo. O Senhor do Fogo Ozai e a princesa Azula são dois exemplos de força e determinação. Os dois trabalharam juntos para tentar derrotar o Avatar e conquistar o mundo. Além da fome de poder, os dois fariam de tudo para alcançar o objetivo.
O outro membro da família, o príncipe Zuko é um grande exemplo de resiliência. Depois de ter sido expulso da nação do fogo e humilhado pelo seu pai, ele tenta matar o avatar para voltar com a sua honra. Mas, durante a série, ele descobre os seus verdadeiros princípios e se torna aliado do avatar. A redenção de Zuko e a construção do personagem é um dos pontos mais altos da série.
Em Lenda de Korra, e Asami é a representação do fogo. Apesar de não dominar o elemento, ela é determinada, inteligente e forte. Asami ajuda Korra em todas as batalhas com sua tecnologia. Mako, que também é da equipe Avatar Korra, é um dominador de fogo. Assim como Asami, ele luta por aquilo que acredita e não mede esforços para chegar onde quer.
“A água é fria e maciça, a terra é firme e estável, já o fogo, está vivo. O fogo respira. Um dobrador de fogo não tem controle, pois ele não sabe o seu poder. De repente, ele faz tanto fogo e queima tanta coisa que não consegue mais controlar-se (não consegue apagar o fogo que ele fez)”.
Jeong Jeong (LENDA DE AANG)
“O fogo não é destruição. O fogo é vida. O fogo nos mantém quentes e vivos. Mas, o fogo é um elemento que precisa ter muito cuidado. Se sua chama estiver pequena, ela irá se apagar, mas se tiver grande, você perderá o controle”
Dobrador do Sol (LENDA DE AANG)
a impulsividade, a iniciativa, o entusiasmo e a expressividade.
roh (Lenda de Aang)
Zuko (Lenda de Aang)
Azula (Lenda de Aang)
Mako (Lenda de Korra)
Ozai (Lenda de Aang)
Áries, Leão e Sagitário
“Terra é o elemento da substância. As pessoas do Reino da Terra são fortes, diversas e resistentes”
Tio Iroh
Segundo a teoria dos elementos, a Terra é a força e consistência. As pessoas da terra são cautelosas, resistentes, responsáveis, firmes, confiáveis e realistas. São extremamente sólidas. Porém, pouco maleáveis e materialistas.
Na Lenda de Aang, a personagem Toph Beifong é a representação da Terra. Antes de se unir a equipe avatar, a princesa cega fugia do palácio para treinar a dobra de terra com as Toupeiras-Teixugo, que foram os primeiros dobradores do elemento. Assim, mesmo sem a visão, ela conseguiu aprender a dominação e se tornou a treinadora de Aang.
Quem viu Avatar: a lenda de Aang com certeza lembra da personalidade da Toph: ríspida, “curta e grossa”, muito pé no chão e extremamente talentosa e leal. Apesar de não demonstrar, ela também tinha suas inseguranças: uma vez, ela chorou com Katara por não se sentir bonita, mas foi acalmada pela amiga. O laço que as duas criaram foi eternizado.
Sozinha, ela desenvolveu a dobradura de metal, que é raro entre os dominadores de terra. Toph também ajudou o avatar a derrotar o Senhor do Fogo Ozai. Mas, acima de tudo, conseguiu criar uma conexão com uma árvore que a permite sentir, a partir das raízes, todo o mundo Avatar sem precisar sair da ilha que ela mora. Seu maior legado foram suas duas filhas, também dominadoras de terra: Lin e Suyin.
Durante a Lenda de Korra, vemos que Lin se tornou a maior chefe de polícia da cidade república. Apesar da personalidade ranzinza e parecer estar “sempre de mau humor”, Lin usou toda a sua firmeza para ajudar Korra a derrotar todos os adversários. Até mesmo, abaixou a cabeça e aceitou outras opiniões.
Já Suyin, criou uma cidade para dominadores de metal. A cidade “mais segura do mundo” era linda e tecnológica. Porém, toda a riqueza e tecnologia produzida ficava em somente um local. Essa foi a principal razão para a última vilã de Lenda de Korra agir.
A dominadora de terra e metal Kuvira teve pulso firme com a sua ideologia e queria que o mundo todo se transformasse em um reino da terra. Para isso, ela usou as tecnologias de Suyin. Ela procurava estabilidade para o reino da terra. Porém, no final, ela percebeu o erro que estava comentendo e se desculpou com o avatar Korra e a família Beifong.
Um dos grandes amigos de Korra, Bolin também era dominador de terra e lava. Aliás, ele namora a neta da Toph.
Lealdade, força e rigidez
Toph (Lenda de Aang)
Bolin (Lenda de Korra)
Lin Beifong (Lenda de Korra)
Kyoshi (Lenda de Aang)
Touro, Virgem e Capricórnio
“Água é o elemento da mudança. As pessoas da tribo da água são capazes de adaptar a várias coisas. Elas tem um senso gigante de comunidade e amor que as mantém unido durante todos os momentos”
Tio Iroh
Sensibilidade, emoção e flexibilidade definem a água segundo a teoria dos elementos. Assim, uma pessoa da água é compreensivo, sereno, confiante, devoto, piedoso, flexível. Mas, eles podem ser instáveis, medrosos e retraídos.
A água consegue se encaixar em todos os locais que é colocada, porém também é forte o bastante para machucar. Essa é a grande dualidade da água.
Muitos dos dominadores de água são curandeiros. A Katara e sua filha, Kaia, conseguem dominar a água e curar os feridos quando necessário. Entretanto, os dominadores de água também podem dominar o sangue. Assim a pessoa dominada faz tudo o que o dominador de água quiser.
Em a lenda de Korra, o vilão Amon usava da dominação de sangue para tirar da dominação de outras pessoas. Em certo episódio, ele consegue tirar os poderes de Korra. Porém, Amon tinha um objetivo: dominadores e não-dominadores fossem tratados da mesma forma. Essa sensação de mudança e empatia pelo outro é uma forte característica da água.
Mas, Amon mentia e manipulava para conseguir alcançar suas metas, assim como Tarrlok. O segundo vilão de Lenda de Korra e seu tio, Tarrlok queria unir o mundo espiritual e o mundo físico para os humanos viverem com os espíritos novamente. Por isso, ele enganou a sua sobrinha, Korra, a abrir o portal que fazia essa transição.
Mesmo com os dois desafios, o avatar Korra, que também é da tribo da água, conseguiu se adaptar às mudanças e fazer do mundo um local melhor. Depois do golpe de Amon, Korra criou eleições na Cidade Republica e, pela primeira vez, um não-dominador foi prefeito. E, com a abertura dos portais, outras pessoas desenvolveram a dobra de ar e equilibraram os quatro elementos. Além disso, os humanos começaram a socializar com os espíritos.
Katara é a representação da água, na Lenda de Aang. Como a “mãe” do grupo, ela cuida da equipe durante todos os momentos e é uma ótima conselheira. Mas, até mesmo ela, com sua calma e sensatez, teve o seu momento de fúria e vingança e quis matar o homem que assassinou sua mãe. O irmão de Katara, Zoka, que não é dominador mas é da Tribo da Água, também é um exemplo de personalidade: alegre, volátil e confiante.
Como diz a Lenda em Aang, a lua foi a primeira dominadora de água. Os primeiros dobradores de água observavam a lua dominando o oceano e tentavam copiar. Na Lenda de Aang, a lua e o oceano são representados por dois peixes que nadam em equilíbrio e mantêm a força dos dominadores.
Katara (Lenda de Aang)
Korra (Lenda de Korra)
Amom (Lenda de Korra)
Água (Câncer, Escorpião e Peixes)
“Ar é o elemento da liberdade. Os nômades do ar não se prendem a preocupações mundanas e procuram paz e liberdade. E, aparentemente eles têm ótimo senso de humor”
Tio Iroh
A teoria dos elementos colocar o ar com tudo o que é leve. Assim, pessoas do ar são livres, independentes, otimistas e alegres. Porém, indecisos, inconstantes, instáveis e… tagarelas.
E quem melhor para descrever o ar se não o próprio Aang? O avatar cresceu com os nômades, que abdicam dos prazeres mundanos para se conectar com o mundo espiritual. A rotina era meditar, treinar a dominação e se alimentar apenas de vegetais. Os nômades do ar aprendem a controlar o elemento para se defender, e nunca para atacar.
Quando Aang descobre ser o Avatar, ele é tomado por suas emoções e, em um ato de imprudência, ele foge. Assim a Nação do Fogo mata todos os outros nômades do ar e ele se torna o último dominador de ar do mundo.
Apesar de tanta responsabilidade, quem viu a série se lembra do comportamento de Aang e de suas gracinhas. Mesmo adulto, que é mostrado em Lenda de Korra, ele continua com personalidade caótica, livre e cômica que sempre teve.
Em um dos momentos mais tensos de Lenda de Aang, o avatar encara suas vidas passadas e constrói uma conexão forte com o mundo espiritual. Com um bom dominador de ar, o contato com os espíritos ajudou Aang a tomar decisões que fizeram o mundo crescer.
Na lenda de Korra, o dominador de ar Zaheer levou ao extremo o conceito de liberdade. Após anos de meditação, ele conseguiu se conectar com o mundo espiritual o suficiente para voar. Mas o seu propósito de vida era transformar o mundo em algo parecido com uma “anarquia”. Junto com o grupo Lótus Vermelho, Zaheer e outros dominadores matariam os principais líderes para que o mundo não tivesse regras nem autoridades.
Zaheer não levava em conta o equilibrio do universo, mesmo com o grande talento para a dominação de ar. Algo que Tenzin, filho de Aang com Katara, respeitava. Após a morte do pai, ele reconstruiu os nômades do ar. Mas foi volátil o suficiente para lidar com as diferenças de todos os dominadores que vinham depois da união do mundo físico com o mundo espiritual.
Além disso, mesmo sendo muito diferente de Korra e não concordando com algumas ideias dela, Tenzin respeitou a liberdade dela como Avatar e foi volátil para se adaptar às diferenças.
Liberdade,intelectualidade e sociabilidade.
Aang (Lenda de Aang)
Tenzin (Lenda de Korra)
Zaheer (Lenda de Korra)
Yangchen (Lenda de Korra / Lenda de Aang / Quadrinhos)
Gêmeos, Libra e Aquário
A revista revelou sua lista anual de atores para se ficar de olho no ano…
A cantora e compositora americana Gracie Abrams lançou seu segundo álbum de estúdio, que conta…
Como uma série independente consegue inovar uma história tão conhecida... e porque você deveria dar…
A indicação de The Climb foi excluída da premiação em 2010; A artista só recebeu…
Indicações para o fim de semana: Filmes com protagonistas nada confiáveis
Filme recebeu as indicações ao Oscar 2024 nas categorias de Melhor Filme e Roteiro Original
View Comments
Os símbolos da água e do ar estão trocados. Fora isso, foi uma análise surpreende. Ficou show!!
Ei Gustavo, obrigada pela correção. Espero que goste do nosso site! :D