Por Ana Raquel Lelles, Carla Abreu e Isadora Silva
Assim que a primeira temporada de Euphoria foi lançada, em 2019, maquiagens coloridas, roupas dos anos 90 e 00, looks ultra-trabalhados e penteados excêntricos dominaram os visuais de influencers ao redor do mundo.
Além disso, os figurinos da série se tornaram “trends” nas redes sociais, principalmente em challenges. Seja Cassie, Maddy, Jules, Kat, Lexi ou Rue: seis estilos estavam sendo mostrados na trama e serviram de inspiração para looks.
Com um mashup entre as músicas Feel Something, de Bea Miller, e Still Don’t Know My Name, do Labyrinth (trilha sonora de Euphoria), surgiu uma trend no TikTok com maquiagens similares às de Euphoria. As maquiagens da série fizeram sucesso em 2019, mas retornaram junto com a série em 2022. Recentemente a moda é usar as músicas presentes na série para mostrar o get ready with me para ver os episódios novos.
Aliás, as peças que aparecem no show são cobiçadas pelos espectadores que querem comprar originais ou cópias.
A personagem Maddy se destaca por ser o exemplo de “look euphoria”. A moda se apresenta como um método de expressão mais presente para ela do que para outros personagens. É perceptível que, por meio de seus looks, Maddy tenta manter sua imagem forte e confiante, mesmo que às vezes se sinta insegura.
Muitas das escolhas em roupas mostram partes do corpo, com cortes mais sensuais. Além disso, Alexa Demie, a atriz que interpreta Maddy, também se tornou um ícone fashion. A artista trabalha na produção dos figurinos e maquiagem da sua personagem da série.
Os figurinos de Euphoria são marcados pelas tendências que estouraram no início da década de 2020, como as maquiagens coloridas, saias de colegiais e brilhos. Mas, os looks da série também geraram uma mudança no que está em alta na moda, seja na alta costura ou nas lojas populares. Ou seja: é um círculo que se retroalimenta.
As atrizes também se destacam como grandes fashionistas juntas. Em fevereiro, o elenco feminino posou para a The Cut com looks inspirados em suas personalidades, figura pública e nos personagens.
Outras séries também provocaram esse fenômeno fashion, como Glee. Lançada em 2009, Glee trouxe inspirações mais casuais, fáceis de serem incorporadas para as jovens da época. Hoje, pensar nos figurinos de Rachel Berry, Santana Lopez e Quinn Fabray, por exemplo, parece ultrapassado, mas para 2009, as personagens arrasavam.
Como falar de Gossip Girl e não citar o figurino?!
Junto com o sucesso da série, veio também um sucesso das faixas e arcos para o cabelo. Blair Waldorf foi um dos grandes ícones da moda para as meninas dos anos 2000 e início dos anos 2010. Os looks mais clássicos, hoje acabam se repetindo na trend recente do Old Money.
Todos o elenco de Gossip Girl provocaram uma mudança na moda. Além do looks do colegial – marcados por xadrez, terninhos e rendas – o estilo de cada personagem também aparece em festas e passeios.
Com opulência e um toque clássico, Serena se tornou um dos maiores ícones de estilo da década 2010. Mais rebelde e sexy que Blair, a personagem se tornou um ponto de referência para um estilo “savage clássico”.
Mais puxado para o punk-rock, Jenny também foi inspiração de looks. Aliás, o estilo da personagem foi baseado na própria atriz, Taylor Momsen.
A revista revelou sua lista anual de atores para se ficar de olho no ano…
A cantora e compositora americana Gracie Abrams lançou seu segundo álbum de estúdio, que conta…
Como uma série independente consegue inovar uma história tão conhecida... e porque você deveria dar…
A indicação de The Climb foi excluída da premiação em 2010; A artista só recebeu…
Indicações para o fim de semana: Filmes com protagonistas nada confiáveis
Filme recebeu as indicações ao Oscar 2024 nas categorias de Melhor Filme e Roteiro Original