O Twice, grupo feminino da JYP Entertainment, é hoje um dos grupos no top 3 da Coreia do Sul. As meninas que estouraram com “Cheer Up” e “TT” são as artistas com mais vendas dentro do KPOP. Nada do caminho para chegar ao topo foi fácil, por isso, vamos conhecer um pouquinho da história do Twice e apreciar as principais eras do grupo.
Formado em 2015, o Twice é formado por 9 integrantes, escolhidas pelo público por meio do reality show Sixteen: Nayeon, Jeongyeon, Momo, Sana, Jihyo, Mina, Dahyun, Chaeyoung e Tzuyu. A ideia do programa era formar um grupo de 7 garotas, mas o fundador da companhia, J.Y. Park, resolveu adicionar Momo e Tzuyu à lineup oficial (para imensa alegria dos fãs).
Desde o debut do grupo, em outubro de 2015, com o single Like OOH-AHH, o grupo já caiu nas graças dos coreanos (como resultado do engajamento do público em realitys). Porém, levou um mês para a música entrar nos charts. O verdadeiro sucesso do grupo veio no primeiro comeback, com Cheer Up, com direito a viralizar com a fofura de Sana, na linha “shy shy shy”. A música festreou direto em número 1 em oito serviços de streaming no país e se tornou a música mais ouvida da Coreia do Sul em 2016, além de ser nomeada a Canção do Ano em duas das principais premiações do país.
Depois de Cheer Up, o Twice entregou hit atrás de hit: TT, KNOCK KNOCK. Likey, What Is Love e muito mais. Mas infelizmente, como os fãs sempre apontaram, a empresa exigia muito das garotas.
Os próprios fãs, apesar de ficarem feliz em sempre receberem comebacks novos, viam o cansaço das artistas. A rotina de todos os idols é pesada, mas o Twice praticamente não parava de trabalhar. Depois do debut japônes do grupo, elas revezavam sempre entre promoções na Coreia e no Japão, sem férias.
Após uma fanbase ser conquistada, as meninas acabaram contando, em tom de brincadeira, sobre as dificuldades da vida de um idol. Momo chegou a comentar em uma live sobre a alimentação antes de comebacks e durante o Sixteen: ela revelou que a empresa pediu que ela perdesse 7 kg em uma semana caso ela quisesse participar de um dos “showcases” e, com isso, ela passou a comer apenas um cubo de gelo por dia e falou que, naquela época, tinha medo de dormir e não acordar no outro dia.
Além disso, mesmo durante o Sixteen, já era perceptível a realidade dentro da empresa e da indústria. Jihyo, líder do Twice, treinou por 10 anos antes do reality, e mesmo assim foi diminuída no programa por estar “acima do peso”.
Um reflexo do overworking na carreira do Twice são os dois casos recentes de ansiedade e exaustão no grupo. Na era de “Feel Special”, Mina entrou em hiato para cuidar de sua saúde mental. Ela tomou um tempo para descansar, e foi apoiada pelos fãs. Logo depois, em “I Can’t Stop Me”, Jeongyeon anunciou que entraria em hiato por causa da ansiedade. Ela voltou aos palcos para os comebacks coreano e japônes (Alcohol-Free e Perfect World), mas no dia 18 de agosto ela foi afastada novamente.
Com diferentes conceitos e evoluindo do “aegyo” ao adulto e elegante, o Twice já emplacou muitos hits. Aqui, a gente vai te apresentar as principais eras do grupo, com os singles mais amados.
Com um debut maravilhoso, o Twice estreiou com um conceito girl-crush, em um clipe que explora um universo apocalíptico cheio de zumbis.
Em um MV super criativo e trazendo a temática de líder de torcida, acompanhamos as fantasias da mente de cada integrante do Twice, enquanto a música nos encoraja a não desistir.
Com o primeiro comeback com temática de Halloween, o Twice se transforma em personagens conhecidos, como o Pinóquio, e nos leva para a Twicecoaster. O álbum tem TT como single e vendeu mais de 350 mil cópias, sendo o disco feminino mais vendido de 2016.
Com coreografia e conceito fofos, Twice voltou no início de 2017 com KNOCK KNOCK. O MV divertido mostra um livro de histórias, uma festa do pijama e tem a presença do chefe: J.Y Park.
Com um conceito novo e letra romântica, Signal apresenta um universo em que as meninas estão lidando com superpoderes e correndo atrás de um alien. A coreografia de Signal viralizou e o álbum homônimo vendeu 250 mil cópias no primeiro mês. Com Signal, o Twice chegou a marca de 1 milhão de cópias vendidas em um ano e meio de carreira.
Mais um hit do Twice, Likey, trouxe uma temática ligada às redes socias, teve divulgação direta no Instagram, com o nome do álbum sendo o user do grupo na rede: Twicetagram. A música atingiu a primeira posição nos charts de música global e álbum global da Billboard.
Em What Is Love, temos o privilégio de acompanhar as integrantes do grupo descobrindo o que é o amor por meio de diferentes filmes. Além disso, elas se tornaram o primeiro grupo feminino na história da Coreia do Sul a receber um certificado de Platina da KMCA (Associação de Conteúdo Musical da Coreia) após venderem mais de 335 mil cópias em um mês.
No hit do verão, o Twice trouxe a refrescância para uma praia no verão com uma coreografia animada e vocais maravilhosos. O grupo ainda teve mais de 100 milhões de streams.
Você tem duas opções: amar o Twice ou amar o Twice. Com Yes Or Yes, as meninas conquistaram os charts e o coração dos fãs.
Com um styling perfeito e vocais supreendentes, o Twice dominou a indústria do kpop com Fancy. O comeback marcou definitivamente uma pausa nos conceitos fofos para o Twice.
A era de Feel Special foi um pouquinho triste por marcar o hiato de Mina, mas ao mesmo tempo demonstrou um novo lado do Twice. A elegância da música e a emoção nas letras, o Twice demonstrou que pode apresentar diferentes faces do grupo. Pra coroar o comeback, elas venderam 150 mil cópias na primeira semana, quebrando seu recorde de maior semana de vendas.
Mais uma vez o Twice entregou a música do verão, mas conseguiu também inovar. Com uma sonoridade diferente de Dance The Night Away, o clipe e a coreografia demonstram um tom mais adulto.
Em um conceito retrô, o Twice surpreendeu novamente o público. A evolução do grupo em todos os sentidos (coreografia, vocais e estética) ficou bem clara e demosntrou porquê o grupo é o girlgroup que mais vendeu na história do kpop.
É quase impossível encontrar um fã de kpop que não gosta de um comeback de verão. O Twice nunca decepciona e nesse último comeback não foi diferente: coreografia suave, vocais refrescantes, estética de festinha na praia. Tudo que os once pediram. E pra melhorar, os fãs puderam ver novamente Jeongyeon, lead singer do grupo amada pelos onces!
A revista revelou sua lista anual de atores para se ficar de olho no ano…
A cantora e compositora americana Gracie Abrams lançou seu segundo álbum de estúdio, que conta…
Como uma série independente consegue inovar uma história tão conhecida... e porque você deveria dar…
A indicação de The Climb foi excluída da premiação em 2010; A artista só recebeu…
Indicações para o fim de semana: Filmes com protagonistas nada confiáveis
Filme recebeu as indicações ao Oscar 2024 nas categorias de Melhor Filme e Roteiro Original