Música

Miley Cyrus e o Grammy: O que aconteceu com The Climb

O que é preciso para um cantor ser considerado artista? Para muitos, uma vitória no Grammy, a premiação de reconhecimento à excelência do trabalho musical. Apesar de ter mais de duas décadas de carreira, Miley Cyrus só recebeu o primeiro gramofone aos 31 anos, em 2024, com o smash hit “Flowers”. 

Em entrevista para a W Magazine, a cantora refletiu sobre finalmente levar para casa dois prêmios – Melhor Gravação do Ano e Melhor Performance Solo Pop -, apesar de ter um impacto inegável na indústria do entretenimento.

Quem não se lembra de Hannah Montana? Ou Miley na Wrecking Ball? A apresentação de ‘We Can’t Stop’ no VMA 2013? A música Malibu? Ou como o cover de ‘Heart of Glass’ dominou as redes sociais – e as playlists – durante a pandemia? 

Fato é que a artista chegou a submeter ‘The Climb’ para a Academia, na edição de 2010, na categoria de “Melhor Música Escrita Para Uma Trilha Sonora”. A indicação chegou a ser anunciada, mas foi excluída… 

O motivo? Simples: não foi composta originalmente para o filme “Hannah Montana”, levando à anulação da sua nomeação pela comissão julgadora, segundo a revista Entertainment Weekly.

Com essa explicativa, surgiram boatos de que a Disney, empresa com a qual Miley estava assinada e tendo desavenças na época, teve uma implicação nessa decisão do Grammy. 

Só para refrescar a memória

Em 2010, Miley estava começando a se desvencilhar da imagem de Hannah Montana, série que ficou no ar no Disney Channel por cinco anos. A última temporada ainda estava em gravação quando a cantora lançou o álbum ‘Can’t Be Tamed’ (‘Não posso ser domada’, em português). 

O projeto mostrava uma versão mais madura da artista, com letras e clipes provocativos. O que foi o caso da faixa título que mostra a cantora fugindo de uma gaiola como um passarinho que estava preso para ser exposto. O enredo parece similar? (Rs.)

“Eu queria que as pessoas soubessem que eu não era a Hannah Montana. Quando comecei a ficar bêbada e a fumar maconha, um produtor disse: ‘Este leão não vai voltar para a jaula’. Eu cresci…”

Miley ao programa ‘My Next Guest Needs No Introduction’, que está disponível na Netflix.

Além disso, também teve o polêmico vídeo da cantora fumando um bong, que foi divulgado pelo TMZ ainda em 2010. O site disse que estava consumindo salvia divinorum, uma erva alucinógena legalizada no estado da Califórnia (EUA), onde foi gravado.

O pai de Miley, Billy Ray Cyrus, chegou a pedir desculpas ao público pela ação da filha em um Tweet já delatado. “Acabei de ver pela primeira vez e fiquei bem chateado. Tem muita coisa fora do meu controle agora”, escreveu o cantor.

Na época, a Disney não ficou nada satisfeita com essa situação. A artista recebeu várias críticas de pais que acusavam ela de influenciar negativamente os filhos. 

O que veio em seguida foi uma quebra ainda maior da imagem de Miley com o público infantil, explorando conceitos mais ousados e sensuais e abordando temas como sexo, festas e uso de substâncias nas letras, apresentações e até fotos no Instagram.

E o que a Miley pensa disso tudo?

Em entrevista à W Magazine, a cantora se mostrou tão indignada quanto os fãs por só receber um gramofone este ano. “Sem querer ofender, mas estou nisso há 20 anos e esta é a primeira vez que realmente sou levada a sério no Grammy”, disse. 

“Tenho tido dificuldade em entender qual é o critério, porque se queremos falar de estatísticas e números, onde diabos eu estava? E se queremos falar do impacto na cultura, onde diabos eu estava? Não se trata de arrogância. Estou orgulhosa de mim mesma”, comenta.

Ana Raquel Lelles

Recent Posts

Conheça os 12 atores mais promissores de Hollywood, pela revista Elle

A revista revelou sua lista anual de atores para se ficar de olho no ano…

5 meses ago

Conheça Gracie Abrams: a nova voz do ‘Sad Girl Club’

A cantora e compositora americana Gracie Abrams lançou seu segundo álbum de estúdio, que conta…

5 meses ago

Yolo Indica: The Chosen

Como uma série independente consegue inovar uma história tão conhecida... e porque você deveria dar…

5 meses ago

Não confie no que estes personagens te contam!

Indicações para o fim de semana: Filmes com protagonistas nada confiáveis

5 meses ago

Yolo Indica: Vidas Passadas

Filme recebeu as indicações ao Oscar 2024 nas categorias de Melhor Filme e Roteiro Original

6 meses ago

911: Os simbolismos por trás do clipe de Lady Gaga que fala sobre saúde mental

Vídeo da faixa do Chromatica usa elementos do movimento artístico do Surrealismo para debater a…

6 meses ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!