Enquanto as paradas musicais de 2021 estão marcadas pelo reggaeton, rap e a vibe oitentista, há uma década atrás, em 2011, o cenário era muito diferente.
Sintetizadores, luzes, música eletrônica, visuais escandalosos e muita farofa! Com certeza, 2011 foi um ano muito rico para a música pop. Alguns artistas emplacaram músicas nas rádios com as fórmulas de “hit”, enquanto outros fugiam do padrão para se destacar.
As mulheres estavam com tudo! Katy Perry era a popstar do momento e Ke$ha dominou 2011 com o Animal (2010). Taylor Swift em turnê do Speak Now (2010), Beyoncé com 4 (2011) que emplacou hits como Countdown e Who Run The World. E Nicki Minaj fez história com o Pinky Friday (2010).
Já os homens eram muito bem representados por Bruno Mars, Taio Cruz e a banda Maroon 5. Kanye West colhia os frutos do recém lançado ‘My Beautiful Dark Twisted Fantasy’ (2010). Os Djs não faltavam! A dupla LMAFO estourou com hits e Calvin Harris lançou os seus primeiros sucessos.
O hino LG
BT da Mama Monster completa 10 anos no próximo dia 11 de fevereiro. “Born This Way” ficou, durante seis semanas, em primeiro lugar da parada musical Hot 100 da Billboard, que mede as músicas mais ouvidas da semana. Na época, foi o single mais rápido a ser baixado na iTunes Store.
Born This Way, nas palavras da Gaga, é uma música de “emancipação feminina e da comunidade LGBT”. E todo esse conceito fica presente na letra e no clipe. Apesar de ter sido lançada há 10 anos, Born This Way continua tão relevante quanto na época de lançamento.
Como o próprio nome diz, o hino das festas nível “hard” dominou os eventos em 2011. A canção da dupla de Dj LMFAO com a participação de Lauren Bennett e GoonRock. “Party Rock Anthem” ficou por seis semanas no topo da Hot 100 da Billboard e é uma das músicas mais tocadas de 2011 em todo o mundo.
No próximo dia 25 de janeiro, a música completa 10 anos. Caso você escute novamente, o som marcado do eletrônico e as vozes sintetizadas vão te levar para a década passada.
Sem dúvidas, essa música foi o featuring de 2011! A canção foi lançada no dia 21 de julho mas marcou o ano. Com certeza, você já ouviu “Moves Like Jagger”.
A canção alcançou o top 10 do Hot 100 da Billboard e foi um grande sucesso comercial. Além disso, a música foi muito elogiada pela crítica especializada em razão dos vocais. Na época, Christina e Adam Levine, vocalista do Maroon 5, eram jurados do The X Factor e apresentaram “Moves Like Jagger” juntos.
O primeiro feat a gente nunca esquece né? O primeiro sucesso da parceria entre Calvin Harris e Rihanna veio em 22 de Setembro de 2011 com “We Found Love”. A canção alcançou o topo da Hot 100 da Billboard e dominou as baladas.
A letra fácil e o eletrônico cativou a quase todos. A crítica especializada em música não gostou da repetição de frases e afirmou ser o “pior single” da Rihanna. Porém, vendeu bem e agradou o público.
A parceria de Riri e Harris repetiu outras vezes, como no super-hit de verão de 2014 “This is What you Came For”.
A maior descoberta de 2011 não poderia ficar de fora dessa lista! Em 29 de julho, Lana Del Rey disponibilizou o clipe de “Video Games” no YouTube. A música fez tanto sucesso na cena underground que foi lançada comercialmente meses depois.
Apesar de não ter conseguido um número alto na Hot 100 (ficando em, apenas, 91), Video Games já recebeu disco de platina por mais de 500 mil cópias comercializadas. Além da boa recepção do público, a crítica especializada elogiou a canção.
Até hoje, Video Games é considerado um marco na cultura indie e é a música tema de vários relacionamentos.
Os fãs da saga Crepúsculo devem saber essa música de cor! “A Thousand Years“, da cantora Christina Perri, foi lançada como parte da trilha sonora do filme ‘Amanhecer – Parte 1’ para o casal principal, Bella e Edward. No Brasil, a música já fez parte até de trilha sonora de novela, como “Amor a Vida”.
A Thousand Years é 5 vezes disco de platina nos Estados Unidos e alcançou a posição 31 no Hot 100. A música completa 10 anos em 2021.
Criticar a indústria da música e o capitalismo em uma só canção? A Jessie J conseguiu com Price Tag. A canção foi lançada em 30 de janeiro de 2011 e foi uma das músicas mais marcantes do ano.
Além do som pop, Price Tag tem elementos do reggae e do rap que conquistam qualquer ouvinte. A música ficou em 23 lugar na Hot 100 da Billboard mas alcançou boas vendas: o disco é platina em mais de 5 países, incluindo os Estados Unidos.
“Meu universo nunca vai ser o mesmo” e nem foi 2011 depois do lançamento de “Glad You Came“. O hit do verão, lançado no dia 10 de Julho, ficou em terceiro lugar da Hot 100 e entre as cinco músicas mais vendidas do ano no Canadá, Estados Unidos, Israel, Eslováquia e Venezuela.
Glad you came tem todas as características de um hit de 2011.
Fugindo de todos os padrões musicais da época, “Somebody that i used to know” tem um som “alternativo” com uma letra profunda que conquistou o mundo. A canção alcançou o primeiro lugar na Hot 100 Billboard e ficou no topo das paradas da Austrália e Reino Unido.
Além de ser adorada pelo público, a música ganhou o Grammy de Record of The Year (uma das principais categorias da premiação) e Best Pop Duo/Group Performance.
Pessoas com cabeças de macaco e preguiça? O conceito do clipe e a música conquistaram 2011. “The Lazy Song “é um dos maiores sucessos de Bruno Mars e ficou em quarto lugar na Hot 100 da Billboard.
Talvez, o mais marcante da música seja o videoclipe, em que Bruno aparece com uma banda vestida de macacos.
Skyscraper é uma das músicas mais emocionantes da cultura pop. A canção marca a volta da Demi Lovato depois da primeira internação da cantora na clínica de reabilitação em razão do vício em drogas e transtornos alimentares.
A música se tornou um hino de superação e é lembrada até hoje com muito carinho. Skyscraper completa 10 anos no dia 12 de julho.
Um dos maiores hits do Disney Chanel da década passada voltou a chamar a atenção 10 anos depois de seu lançamento. Love you like a love song, da Selena Gomez, começou a ser uma trending no aplicativo Tiktok com o pré-refrão música.
O áudio da música conta com mais de 731,1 milhões de vídeos.
A revista revelou sua lista anual de atores para se ficar de olho no ano…
A cantora e compositora americana Gracie Abrams lançou seu segundo álbum de estúdio, que conta…
Como uma série independente consegue inovar uma história tão conhecida... e porque você deveria dar…
A indicação de The Climb foi excluída da premiação em 2010; A artista só recebeu…
Indicações para o fim de semana: Filmes com protagonistas nada confiáveis
Filme recebeu as indicações ao Oscar 2024 nas categorias de Melhor Filme e Roteiro Original