Apesar da música de debut do EXO, MAMA, hoje ser quase tão icônica quanto outras titles inesquecíveis do grupo de kpop, a história nem sempre foi assim. Quase não dá pra imaginar, mas houve um momento em que o EXO era considerado o “fracasso da SM Entreteniment”. O Yolo te conta como o grupo deu “a volta por cima” e se tornou um dos maiores atos do kpop.
Em 8 de abril de 2012, o EXO debutou com 12 membros e com muito conceito. Agora, já estamos todos acostumados com todos os universos por trás dos artistas da SM, mas o EXO foi (e, é) gigante nesse ponto. Debutando em 8/4/2012, até a data da estreia tem um significado: 8 membros coreanos, 4 chineses, sendo 12 no total. O grupo era dividido em dois: EXO-K (com músicas em coreano) e EXO-M (com músicas em mandarim). EXO, retirado de exoplaneta, termo que se refere a planetas fora do Sistema Solar, representa o local de onde os membros vieram. Dentro dessa narrativa, cada membro tem seus super poderes:
No primeiro MV, do EXO, os poderes foram mais explorados, mas até hoje o conceito se mantém. O problema no começo foi que a Coreia não amou o EXO de primeira. A reputação do grupo como fracasso da empresa se deu logo depois do debut. Principalmente por causa de uma foto do primeiro fansign do grupo, onde os membros ficaram praticamente sozinhos. Mas não demorou para isso mudar, o EXO ficou muito famoso na China, e logo virou o grupo da nação coreana também.
Podemos dizer que a virada da situação veio de uma decisão da SM. Os membros que antes performavam suas músicas separados, passaram a ser apenas EXO. Com o lançamento de Growl, o grupo estourou e não é difícil ver como a música teve grande influência na indústria. Em praticamente toda competição ou programa de entretenimento coreano aparece alguém que sabe a coreografia do hino do EXO.
Acontece que também não demorou muito para que polêmicas chegassem ao caminho do EXO. Em 2014, dois membros deixaram o grupo: Kris e Luhan. Logo depois, em 2015, Tao deixou o EXO e processou a SM.
Atualmente o EXO é formado por 9 membros, com 5 membros inativos. Suho, Chen, Chanyeol e Baekhyun estão cumprindo seu serviço militar. Já Lay segue sua carreira na China, tendo dificuldades para estar com o EXO por questões políticas entre Coreia e China.
O EXO é uma máquina de música boa, isso é fato. Entre o debut e o lançamento mais recente, temos álbuns e mini álbuns coreanos, chineses, japoneses, carreiras solo e subunidades foram muitas canções. Por isso, nessa apresentação da carreira do grupo, vamos nos limitar aos principais lançamentos do grupo, mas vale lembrar que os álbuns tem a versão repacked, com músicas extras.
O primeiro lançamento do EXO-K e EXO-M’MAMA’ foi lançado em duas versões, a versão EXO-K gravada em coreano e a versão do EXO-M gravadas em chinês. MAMA’ e um total de 6 músicas. Desse álbum eu particularmente indico History.
O single do EP alcançou um all-kill através de gráficos em tempo real, que incluiu Melon, Mnet, Bugs Music, Olleh, Soribada, Genie, e Naver Music nas primeiras horas. Infelizmente, esse foi o último lançamento de Kris e Luhan.
Com a title track “Call Me Baby” o grupo alcançou novamente os charts coreanos. O álbum e a turnê de divulgação marcaram a última vez que veríamos Tao como membro do EXO. O álbum teve o repacked de “Love Me Right”
Mais uma vez o EXO veio com um álbum cheio de hinos, dessa vez liderados por “Monster” e “Lucky One”, tendo um repacked com “Lotto” como title.
Com “Kokobop” como single, o EXO revolucionou de novo a indústria. Logo depois o álbum teve um repacked com “Power”.
A title track homônima ao álbum mexeu com o muito do kpop, fazendo com que diversos clipes fizessem covers da música. O repacked nomeado “Love Shot” não deixou barato e rende homenagens ao grupo até hoje.
Com seu sexto álbum e um grupo um pouquinho desfalcado (mas ainda impecável), o grupo apresentou “Obsession”, com um conceito lado bom x lado ruim, apresentando o público ao X-EXO.
Como um presente de aniversário do grupo para os fãs, uma comemoração pela volta de Xiumin e D.O e uma despedida temporária de Chanyeol e Baekhyun, o grupo lançou um álbum especial maravilhoso.
O EXO é ótimo junto, mas isso não impede que cada um de seus membros explorem suas características únicas. O grupo conta com duas subunidades: EXO CBX (formada por Chen, Baekhyun e Xiumin) e EXO-SC (formada por Sehun e Chanyeol).
Os membros Suho, Baekhyun, Chen, D.O, Kai e Lay já começaram também carreiras solos, cada um com projetos diferentes que mostram suas personalidades. Kai e Baekhyun também são membros de outro grupo da SM, o SuperM, considerado o grupo dos “Vingadores” do kpop. Será que antes dos alistamentos militares dos mais novos (Kai e Sehun) ainda dá pra esperar mais um lançamento de presente para os fãs? A gente espera que sim!
Lay
SuperM
A revista revelou sua lista anual de atores para se ficar de olho no ano…
A cantora e compositora americana Gracie Abrams lançou seu segundo álbum de estúdio, que conta…
Como uma série independente consegue inovar uma história tão conhecida... e porque você deveria dar…
A indicação de The Climb foi excluída da premiação em 2010; A artista só recebeu…
Indicações para o fim de semana: Filmes com protagonistas nada confiáveis
Filme recebeu as indicações ao Oscar 2024 nas categorias de Melhor Filme e Roteiro Original